Folha de S. Paulo


DOMINGOS ALVES, PEDRO DELGADO E ROBERTO TYKANORI

Retrocesso na saúde mental?

Zanone Fraissat/Folhapress
SAO PAULO/SP-BRASIL,27/03/14 - Festa de Aniversario coletico no CAPS da vila Mateus, com atividades de musicoterapia, artesanatos e pintura. unidade tem 10 leitos de internacao e 5 leitos de desintoxicacao.(Foto: Zanone Fraissat / COTIDIANO) ***EXCLUSIVO***
Festa de aniversário no Caps da Vila Mateus, em São Paulo

Nos últimos 30 anos, o Brasil construiu uma política de Estado para portadores de transtornos mentais que ganhou o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde.

Essa política abriu quase 3.000 serviços de saúde mental comunitários, redirecionando recursos antes gastos em manicômios, que excluíam sem tratar. Muitos, aliás, violaram direitos humanos, como denunciado pela imprensa e pelo Ministério Público.

O Orçamento federal, que antes subvertia a lógica ao priorizar internações, hoje destina 75% de seus recursos para serviços extra-hospitalares, que ajudam homens e mulheres a encontrar saúde mental e felicidade lá onde ela pode estar, no cotidiano da vida em comunidade.

Tais serviços evitam internações e substituem os hospitais, com vantagem, quando elas são necessárias. Nos Centros de Atenção Psicossocial mais estruturados, que tem até dez vagas de internação, pessoas são cuidadas nas crises e fora delas pela mesma equipe, no mesmo local, sem quebra de continuidade ou perda de sua identidade.

Residências terapêuticas ofertam moradia apoiada e inserida na comunidade a quem tem menos autonomia.

Essa política, que conjuga saúde mental e direitos humanos com eficiência na gestão pública, é filha do processo de redemocratização do país.

Suas diretrizes foram pactuadas por usuários, familiares e profissionais de serviços de saúde mental em quatro grandes conferências nacionais. Ela atravessou todas as gestões do Ministério da Saúde desde 1990 e foi inscrita na legislação federal com a Lei 10.216/2001, após 11 anos de debates no Congresso.

Foi com espanto que nós, ex-coordenadores de saúde mental do Ministério da Saúde, soubemos que o atual ministro pretende mudar, por meio de uma portaria, a política de saúde mental.

O ministro propõe extinguir mecanismos legais que permitem transferir recursos dos manicômios para novos serviços comunitários. E mais: em um cenário de corte orçamentário, quer reajustar repasses a manicômios, com impacto estimado em R$ 140 milhões, sem reajustar nenhum serviço comunitário.

Pior, o ministério propõe destinar R$ 120 milhões para internações em comunidades terapêuticas para dependentes químicos. Esses estabelecimentos, que fogem das normativas do SUS como o diabo da cruz, formam um universo heterogêneo, desregulado, contra quem sobram denúncias de violação de direitos e cujo financiamento público foi questionado por estudo do Ipea.

Por fim, a proposta ressuscita o financiamento de ambulatórios de saúde mental, sobrepostos aos serviços comunitários existentes. O conjunto das propostas privilegia a internação e duplica serviços. Como os recursos são escassos e decrescentes, o resultado será o sucateamento da rede comunitária de saúde mental.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão questionou a legalidade das propostas por contrariarem a priorização dos serviços comunitários, consagrada na lei 10.216. O Conselho Nacional de Direitos Humanos alertou que a mudança ameaça a cidadania dos portadores de transtornos mentais.

O ministro da Saúde não pode desfazer numa canetada uma política de Estado amparada pela legislação federal, pelo controle social do SUS e mundialmente reconhecida por seus resultados. Resta um longo caminho para melhorar a atenção à saúde mental no Brasil, mas as medidas propostas pelo atual ministro nos levam de volta ao passado e nos afastam desse caminho.

DOMINGOS SÁVIO NASCIMENTO ALVES, neurologista, foi coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde em 1991-1992 (governo Collor) e 1995-1996 (governo FHC)

PEDRO GABRIEL DELGADO, psiquiatra, é professor da UFRJ; foi coordenador de Saúde Mental entre 2000 e 2010 (governos FHC e Lula)

ROBERTO TYKANORI KINOSHITA, psiquiatra, é professor da Unifesp; foi coordenador de Saúde Mental de 2011 a 2015 (governo Dilma)

Subscrevem este artigo:

ELIANE MARIA FLEURY SEIDL, psicóloga, é professora da UnB; foi coordenadora de Saúde Mental do Ministério da Saúde em 1993-1994 (governo Itamar Franco)

ALFREDO SCHECHTMAN, médico, foi coordenador de Saúde Mental em 1997-1998 (governo FHC)

ANA MARIA FERNANDES PITTA, psiquiatra e professora aposentada da USP, foi coordenadora de Saúde Mental entre 1998 e 2000 (governo FHC)

LEON GARCIA, psiquiatra, foi coordenador-adjunto de Saúde Mental em 2011 e 2013 (governo Dilma)

PARTICIPAÇÃO

Para colaborar, basta enviar e-mail para debates@grupofolha.com.br

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.


Endereço da página:

Links no texto: