Folha de S. Paulo


Sheryl Sandberg

É hora de programar o futuro do Brasil

JUSTIN TALLIS/AFP
Facebook cria recurso para pedidos de refeição
Facebook terá espaço para start-ups e empreendedorismo em SP

Após ser assediada por um entregador, Ana Luisa Monteiro deixou seu trabalho como editora de vídeo e criou a M'Ana, um serviço de manutenção doméstica em São Paulo feito por mulheres e para mulheres.

Dois anos depois, ela emprega um time de funcionárias que faz de reparos elétricos a consertos de encanamento -e ainda oferece cursos para as pessoas na sua comunidade.

Ana é uma entre milhões de empreendedores que estão criando oportunidades pelo Brasil. Nos primeiros seis meses deste ano, pequenas empresas foram responsáveis pela geração de mais de 200 mil novos empregos no país.

Essa contribuição é, neste momento, mais necessária do que nunca: pequenas e médias empresas têm papel fundamental na retomada da atividade.

Ainda assim, empreendedores de todos os lugares enfrentam desafios, incluindo o acesso a financiamento, ferramentas e tecnologia.

Crowdfunding e microempréstimos ajudam a alcançar o capital necessário para crescer, mas pode ser difícil encontrar tempo e recursos para adquirir habilidades digitais tão importantes nos dias de hoje.

Sabemos que a tecnologia ajuda empreendedores a construir seus negócios, descobrir clientes e contratar funcionários. Recentemente, encomendamos uma pesquisa para entender o impacto da nossa plataforma na economia brasileira.

Mais de um terço dos pequenos e médios negócios brasileiros estão no Facebook; 65% das empresas entrevistadas afirmaram que contrataram mais funcionários devido ao crescimento de demanda desde que aderiram a ele; e 74% disseram que as vendas aumentaram depois da adesão.

E já que utilizam a nossa plataforma para crescer, queremos fazer a nossa parte para ajudar. Junto com parceiros como o Sebrae e a Rede Mulher Empreendedora, desde 2015 capacitamos cerca de 200 mil pequenos e médios empreendedores no Brasil.

Parte deles foi treinada nos laboratórios de inovação que mantemos nas favelas de Heliópolis, em São Paulo, e de Madureira, no Rio de Janeiro. Agora damos um passo adiante nesse compromisso com a criação da Estação Hack, o centro para inovação que abriremos neste ano em São Paulo.

Ofereceremos cursos de programação, planejamento de carreira e marketing digital para auxiliar jovens brasileiros, especialmente aqueles de comunidades carentes, a entrar no mercado de trabalho ou a abrir um negócio.

No primeiro ano, nosso objetivo é capacitar 2.200 jovens em programação e oferecer para 4.600 workshops de preparação para o mercado de trabalho, gestão de empresas e marketing digital. Também vamos acelerar anualmente até 20 start-ups com foco em impacto social, oferecendo orientação, espaço de trabalho e recursos para ajudá-los a tirar suas ideias do papel.

Há 13 anos, o Facebook era uma start-up. Nós entendemos os desafios enfrentados para transformar projetos em negócios e sabemos que a tecnologia pode ajudar. Queremos que mais pessoas tenham a oportunidade de desenvolver seu potencial, construir um negócio ou algo para as suas comunidades -investir em pessoas pode levar a coisas incríveis.

Felipe Butslof aprendeu a programar no laboratório de inovação do Facebook em Heliópolis, a favela em que ele nasceu. Um ano depois, desenvolveu o aplicativo Saúde na Comunidade, que ajuda a localizar postos de atendimento nas áreas próximas. Hoje, Felipe cursa análise e desenvolvimento de sistemas em uma universidade -e retribui à sociedade ensinando no centro comunitário da favela.

Pessoas como Felipe e Ana podem mudar o mundo. Eles só precisam de acesso aos recursos certos. A Estação Hack está aí para dar a pessoas como eles o espaço e as ferramentas de que precisam para programar seu futuro -e garantir oportunidades a empreendedores brasileiros.

PARTICIPAÇÃO

SHERYL SANDBERG é vice-presidente executiva de operações do Facebook. Escreveu o livro "Faça Acontecer - Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar" (Companhia das Letras)

PARTICIPAÇÃO

Para colaborar, basta enviar e-mail para debates@grupofolha.com.br

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamentos contemporâneo.


Endereço da página:

Links no texto: