Folha de S. Paulo


Clésio Andrade

Nasce um novo Brasil

A aprovação da reforma trabalhista colocou o Brasil no século 21. Ao conferir modernidade e segurança jurídica às relações de trabalho, as novas regras incentivam o investimento produtivo e a geração de empregos no volume e na velocidade que o país precisa para voltar a crescer. Empresas e investidores, aos poucos, estão voltando a acreditar no Brasil.

A flexibilidade trazida pela modernização da lei é um incentivo ao crescimento das empresas, que se tornarão mais competitivas e estáveis. A liberdade de negociação entre patrões e empregados criará um mercado de trabalho mais dinâmico, com maior produtividade, abrindo oportunidades de emprego, novos tipos de contrato, jornadas e horários mais adequados a cada atividade.

Para as empresas que querem crescer e para os mais de 13 milhões de desempregados, o novo mercado abre inúmeras oportunidades até então bloqueadas pelas limitações impostas pela velha CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

A partir de agora, teremos menos conflitos e maior capacidade de negociação, criando uma relação mais madura e mais profissional entre as empresas e seus colaboradores. Será bom para todas as partes. Junto com o teto de gastos, a reforma do ensino médio e a terceirização da mão de obra, a nova legislação trabalhista fortalece o processo de modernização do Estado brasileiro, alinhando o arcabouço legal do país aos setores mais inovadores da economia mundial.

Essas primeiras mudanças foram suficientes para que a economia iniciasse a espiral de recuperação que estamos vendo, com melhora de vários indicadores. Crescimento do PIB nacional, queda da inflação, redução das taxas de juros, retomada da produção industrial, melhora nas vendas do varejo e na prestação de serviços são alguns dos exemplos de que a economia saiu do vermelho.

O Brasil tem chances concretas de voltar a crescer, mas para que os sinais de reação se convertam em crescimento duradouro é necessário continuar incentivando o investimento produtivo por meio da garantia de segurança jurídica e de condições cada vez mais atraentes para os investidores.

Governo e Congresso Nacional devem, portanto, persistir nas reformas estruturais do Estado brasileiro, realizando a da Previdência com a mesma celeridade, coragem e compromisso demonstrados até aqui.

A continuidade dessas reformas e os bons sinais da economia dão mostras de que o Brasil amadureceu, de que nossas instituições estão sólidas e de que somos uma nação promissora.

Essa é a imagem que voltamos a projetar. Precisamos torná-la cada vez mais nítida para o mercado internacional. Afina, é de lá que virão os fortes investimentos em infraestrutura e a confiança de que necessitamos para recolocar o Brasil em posição soberana entre as nações mais ricas do mundo.

É assim que vamos retomar a rota de desenvolvimento sustentável, com geração de empregos e renda para todos os brasileiros. É um novo Brasil que nasce.

CLÉSIO ANDRADE é presidente da CNT - Confederação Nacional do Transporte. Foi senador e vice-governador de Minas Gerais (governo Aécio Neves)

PARTICIPAÇÃO

Para colaborar, basta enviar e-mail para debates@grupofolha.com.br

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamentos contemporâneo.


Endereço da página:

Links no texto: