Folha de S. Paulo


JORGE CABRAL

O Dia de Portugal no Brasil

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, foi celebrado no Brasil com toda a importância que a data merece. Numa iniciativa inédita, o presidente e o primeiro-ministro de Portugal fizeram questão de se deslocarem ao Brasil para homenagear os portugueses e luso-descendentes aqui radicados. Levaram excelentes recordações e deixaram um sincero agradecimento pela forma como foram recebidos e acarinhados no país.

Como é sabido, o Brasil concentra uma das mais expressivas, dinâmicas e bem integradas comunidades portuguesas no mundo. Tratou-se, pois, de um gesto de grande simbolismo e enorme significado por parte dos governantes portugueses, e que comprova a importância e a vitalidade da nossa comunidade num país onde muito facilmente nos sentimos em casa.

Foi também uma oportunidade única para valorizar os afetos intemporais que unem os dois países, destacar a forma generosa como o Brasil sempre nos acolheu ao longo da história e prestigiar todos os portugueses e luso-descendentes que, com o seu trabalho, dedicação e espírito empreendedor, têm sabido retribuir as oportunidades aqui oferecidas.

As celebrações do Dia de Portugal incluíram mais uma vinda ao Brasil do navio-escola da Marinha Portuguesa, o N.R.P. Sagres, que aportou no Rio de Janeiro, em Santos e em Salvador e recebeu milhares de visitantes. Foi também com enorme emoção que, naqueles dias, vi alguns dos monumentos icônicos brasileiros, incluindo o Cristo Redentor, iluminados com as cores da bandeira portuguesa.

De norte a sul do Brasil, onde existem comunidades portuguesas, houve momentos de festa e de convívio. Foram ocasiões de partilha das nossas tradições, mas também palcos para mostrar o que de melhor existe e se produz em Portugal. Trouxemos grandes fadistas, como Carminho e Gisela João, escritores e artistas plásticos de renome internacional, acervos dos principais museus portugueses, vinhos e sabores ímpares da nossa gastronomia. A adesão do público não poderia ter sido melhor.

A curiosidade recíproca entre brasileiros e portugueses impulsiona, atualmente, um intenso fluxo criativo entre os países, que se estende das artes e da cultura à ciência, educação e tecnologia. Portugal e Brasil vivem um momento singular, de redescoberta mútua, e que se traduz na concretização de projetos comuns, de parcerias empresariais e de múltiplos convênios acadêmicos.

Por tudo isso, constato com satisfação que os olhos de muitos brasileiros estão hoje voltados para Portugal. Eles constituem a maior comunidade estrangeira no nosso país e visitam-nos em números crescentes. Verifico, igualmente, que todos os meses centenas de brasileiros se tornam portugueses, passando a ter as duas nacionalidades. E recordo que, com a nossa nova lei da nacionalidade, os netos de portugueses podem, se assim o desejarem, obter a dupla nacionalidade e transmiti-la aos seus descendentes.

Contamos com portugueses, brasileiros e luso-brasileiros para que tragam mais Portugal ao Brasil, e levem mais Brasil a Portugal. É importante que todos participemos, com entusiasmo, na construção de um futuro que nos beneficie reciprocamente.

JORGE CABRAL, formado em direito pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, é embaixador de Portugal no Brasil

PARTICIPAÇÃO

Para colaborar, basta enviar e-mail para debates@grupofolha.com.br

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamentos contemporâneo.


Endereço da página:

Links no texto: