Folha de S. Paulo


Fábio Bibancos

Bem-vindos ao Museu da Corrupção

Uma placa na entrada dá as boas-vindas: "Olá, você está no Museu da Corrupção Brasileira. Aqui encontraremos os diferentes modelos de corrupção, conheceremos as distintas formas de pagamento de propina, as CPIs que nunca deram em nada. Saberemos como funcionaram os conchavos, as censuras e como a população brasileira foi atacada e afetada pelos seus governantes. Mais de 500 anos da história da corrupção nacional".

Parece loucura? Acredito que não.

Inspirado por algumas instituições -Museo Memoria Y Tolerancia (Cidade do México), Memorial do Holocausto (Berlim), Topografia do Terror (Berlim), Museu do Nazismo (Munique) e até mesmo o Memorial da Resistência, aqui em São Paulo-, formulei o Museu da Corrupção Brasileira, que funcionaria em benefício das próximas gerações e mostraria ao mundo o quanto (e como) perdemos com nossas perversões políticas.

O museu teria o mesmo propósito de outros tantos pelo mundo: expor, registrar e deixar claro os erros do passado e do presente.

Políticos, empresários e figuras públicas são flagrados diariamente em esquemas de corrupção. Raramente algo acontece com eles.

Identificar em um museu os personagens envolvidos nessas práticas ilícitas talvez possa aplacar, ao menos em parte, a sensação de injustiça que paira sobre o país.

Quem sabe ainda sirva de lição aos próximos que tentarem se valer de métodos escusos? É preciso começar já.

Com o apoio de historiadores, antropólogos, cientistas políticos e sociais, jornalistas, médicos, juristas e até dentistas -e amparado por um conselho ético, composto por integrantes de esquerda, centro e direita-, o museu poderá utilizar o arquivo de jornais e TVs, com notícias de corrupção veiculadas diariamente no noticiário político.

Os políticos nunca param. No âmbito da imoralidade, são incansáveis. Quantos nomes teremos nas próximas listas? Qual o tamanho necessário de nosso projeto?

Obrigatoriamente, o museu seria visitado por alunos de todo o Brasil, de escolas e universidades, que lá teriam a oportunidade de entender as consequências dos abusos de governantes.

Além de evidenciar os diferentes meios e os principais baluartes da nossa corrupção, já consigo imaginar alguns espaços do museu, nos quais os visitantes, incrédulos, irão vivenciar o que é uma fila do SUS, terão que encarar os desafios de um transporte público que teve verba superfaturada e passar por vielas das regiões periféricas, com esgoto a céu aberto e violência escancarada. Os conhecidos resultados da corrupção.

A ideia está longe de promover um linchamento de gestores públicos que operam de forma nociva. Trata-se de evidenciar como esse comportamento prejudica a população brasileira.

No saldo da corrupção, deixamos de ser cidadãos, direitos humanos são esquecidos, e o país fica cada vez mais longe dos ideais de justiça e solidariedade.

FÁBIO BIBANCOS, dentista, é presidente do Instituto Bibancos de Odontologia e da ONG Turma do Bem

PARTICIPAÇÃO

Para colaborar, basta enviar e-mail para debates@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: