Folha de S. Paulo


ARTURO BRIS

Melhor lugar para abrir uma empresa

Imagine se você pudesse abrir um negócio em qualquer parte do mundo. Para onde iria? Antes de decidir, considere estes fatos: os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) não atingiram seus potenciais, e a maioria das 36 economias mais avançadas do mundo cresceu menos em 2015.

Atualmente, cerca de 25% dos títulos públicos em circulação no mundo têm taxas negativas. E, ao mesmo tempo, bancos centrais de toda parte manipulam mercados de câmbio, o que é insustentável no longo prazo.

Então, onde um empreendedor sábio deve abrir um negócio? A resposta está em economias competitivas.

A competitividade de um país não é determinada pelo crescimento de curto prazo ou pela sua própria avaliação de prosperidade. Trata-se da habilidade em gerar valor de longo prazo sustentável.

Do ponto de vista de um empreendedor, um país que melhora sua competitividade verá uma subsequente melhora no PIB e crescimento no mercado de ações. Isso indica que a competitividade é um fator econômico importante, de um jeito que o simples crescimento não é.

A competitividade de um país está relacionada ao gerenciamento de recursos e competências para criar um ambiente no qual as empresas possam manter a criação sustentável de valor. Fazer isso exige aperfeiçoamento dos sistemas de educação e saúde e redução do setor público.

Além disso, bons governos garantem boa regulação, transparência (sem corrupção) e foco nas pessoas. Estimulam um ambiente favorável para que o setor privado crie empregos. Singapura e os Emirados Árabes Unidos são bons exemplos disso.

Por outro lado, muitos países em desenvolvimento, incluindo a maioria dos Brics, têm infraestrutura precária (entre outras coisas), o que impede muitas organizações de operarem seus negócios.
Uma estratégia clara também é um aspecto importante. Não deve apenas dar soluções a problemas de curto prazo, mas também focar naqueles de longo prazo.

A dificuldade aqui está no fato de que a maioria dos sistemas políticos impede essa visão, pois os líderes tendem a focar em ganhos rápidos, em esforços para vencer a próxima eleição.

Cada país deve desenvolver estrutura e estratégia relevantes para o seu próprio contexto. Aprender com boas práticas é uma coisa, mas copiar o modelo de outro país não é uma boa ideia, pois o contexto nunca será o mesmo.

Como disse Stéphane Garelli, ex-diretora do Centro de Competitividade Mundial do IMD: "Não importa para qual país você vá, a salada será diferente. Não significa que ela será melhor, simplesmente será diferente".

Então, retomando a pergunta inicial: onde iniciar um novo negócio? Busque por um lugar com liderança, visão de longo prazo, estratégia clara e única e desenvolvimento que apoie tanto empresas privadas quanto instituições.

ARTURO BRIS é professor de finanças e diretor do Centro Mundial de Competitividade do IMD, escola suíça de negócios

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