Folha de S. Paulo


Luiza Helena Trajano

Medalha de ouro para a autoestima brasileira

Estou muito feliz com o resultado principal da realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro -a melhora da autoestima do nosso povo.

É necessário que o reconhecimento venha de fora para percebermos nosso poder de realização, pois parece que a única coisa que adoramos é falar mal de nosso país.

Com todos prevendo catástrofes e os cenários mais negativos possíveis, conseguimos modificar o clima com uma abertura memorável e de uma beleza nunca antes vista nos Jogos e encerramos contagiando a todos os turistas com nossa alegria e criatividade.

Esse será o pontapé inicial para mudarmos nosso ciclo de negativismo, e ainda teremos um legado fantástico dessa Olimpíada.

O Brasil, com 200 milhões de habitantes, recebe 6 milhões de turistas por ano. Portugal recebe 12 milhões. A Espanha, depois da Olimpíada, recebeu 20% a mais de turistas. Hoje, ela recebe 20 milhões de turistas por ano. A França recebe 80 milhões.

Somos um dos países mais bonitos do mundo, e as imagens maravilhosas transmitidas deixaram milhões de pessoas com muita vontade de visitar o nosso país.

Vamos dar um salto de visitantes, vamos aumentar renda e emprego em todo país, pois o Rio de Janeiro será a porta de entrada, mas todos querem conhecer todas as belezas espalhadas pelo país.

Vocês lembram as notícias que enviamos ao mundo pouco antes dos Jogos?

Eram terríveis: risco de os turistas pegarem zika, terrorismo, Lava Jato com várias empresas envolvidas, crise econômica com mudança de governo dois meses antes.

Tudo estava difícil. E aí eu aprendi sobre a autoestima: ela só vem quando alguém fala bem da gente.

Eu faço um apelo a vocês: vamos parar de reclamar deste país e começar a falar bem dele. Nós já havíamos feito uma Copa do Mundo muito bem organizada e elogiada por todos os países, mas depois dos 7 a 1 o Brasil entrou numa depressão que juntou tudo: política, ética, desemprego, mudança de governo, impeachment.

Tudo o que vocês imaginaram aconteceu. Agora é a hora, vamos mudar este ciclo, de vicioso para virtuoso.

Ver o público brasileiro cantar o hino nacional nas conquistas de prata e bronze e a alegria e simpatia com que recebemos os turistas e os deixamos encantados me deixam animada, pois estamos entrando em uma nova fase do Brasil, de termos orgulho e sabermos que nossas virtudes e qualidades são maiores que nossos problemas.

LUIZA HELENA TRAJANO é é presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo e Conselheira da Rio2016

PARTICIPAÇÃO

Para colaborar, basta enviar e-mail para debates@grupofolha.com.br.


Endereço da página:

Links no texto: