Folha de S. Paulo


Denis Sipas Siqueira

A necessária busca da verdade

O dia 16 de setembro de 2015 ficará marcado para sempre na memória das famílias de nossa comunidade, de alunos, de professores e de funcionários da nossa escola.
Desde esse dia, temos contribuído e seguiremos contribuindo com as autoridades responsáveis pela condução das investigações, sempre empenhados na busca de respostas e na elucidação do trágico falecimento de nossa aluna Victória Mafra Natalini durante uma tradicional viagem pedagógica.

Realizadas há mais de quatro décadas no Brasil, essas viagens são parte do currículo pedagógico da Escola Waldorf Rudolf Steiner. A metodologia, com uma visão holística dos indivíduos, idealizada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, tem transformado, há 60 anos, a vida de cidadãos brasileiros e estrangeiros, muitos dos quais se tornam agentes multiplicadores dessa proposta pedagógica.

Atualmente, esse método de ensino está presente em mais de mil escolas localizadas em 60 países - na Europa, nas Américas, na África e na Oceania. É um instrumento escolhido por pais e educadores para formar crianças e jovens de diferentes raças, credos e culturas.

O conteúdo de cada ano letivo é adequado à idade dos alunos. O currículo diferenciado proporciona uma visão ampla das matérias e prepara o jovem para o exercício da cidadania. Viagens pedagógicas de estudos aplicados também complementam o conteúdo teórico de diversas matérias.

Durante uma dessas viagens curriculares, com uma turma de 34 alunos do décimo ano, de jovens entre 16 e 17 anos, Victória participava de um trabalho prático de campo de topografia, desenvolvido como parte curricular da disciplina de matemática. Consistia em medir, mapear terrenos e calcular áreas.

Nessa mesma fazenda, a escola desenvolve, há 10 anos, atividades pedagógicas e passeios de classe com pais, alunos e professores. É amplamente conhecida no setor e também utilizada por outras escolas.

Em todas atividades pedagógicas, internas ou externas, a escola sempre disponibiliza equipes de profissionais capacitados para atender aos alunos. Naquela viagem, havia cinco adultos (dois professores e três topógrafos) que supervisionavam o trabalho e a rotina dos jovens ao longo da semana.

Além dos profissionais da escola, havia também a equipe fornecida pela própria fazenda, responsável pela alimentação e pelo alojamento dos alunos.

Desde o momento em que se confirmou a ausência de Victória, nossos profissionais seguiram todos os procedimentos previstos nos protocolos, em especial o acionamento de autoridades competentes -que prontamente responderam e mobilizaram suas equipes para o local, concentrando todos os esforços nas buscas.

Antes de tudo, é muito importante reforçar que lamentamos profundamente o ocorrido e compartilhamos a dor da família de Victória. Seguiremos contribuindo, confiantes de que as autoridades responsáveis pelas investigações elucidarão o que aconteceu e apurarão a verdade.

Também é importante salientar que somente tais autoridades possuem a autonomia, a responsabilidade e a competência para emitir conclusões sobre as circunstâncias que levaram, infelizmente, ao falecimento de Victória.

DENIS SIPAS SIQUEIRA, 47, mestre em administração de empresas pela Melbourne Business School (Austrália), é gestor executivo da Escola Waldorf Rudolf Steiner

PARTICIPAÇÃO

Para colaborar, basta enviar e-mail para debates@grupofolha.com.br.


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