Folha de S. Paulo


PAULO LOURENÇO

Experimenta Portugal

Durante todo o mês de junho, São Paulo será palco de um programa de eventos culturais, artísticos, empresariais e esportivos destinados a celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10/6), tal como aconteceu em 2015, no âmbito da programação oficial da Virada Cultural, em que o país luso foi homenageado.

O Experimenta Portugal'16 traz uma proposta nova: celebrar, de forma ampla e generosa com o público brasileiro, o que Portugal é hoje como cultura e sociedade, plenamente integrado na Europa, tão orgulhoso da sua identidade forte e tradições quanto da dinâmica de inovação e cosmopolitismo que atualmente se observa nas suas principais cidades. Em novembro, por exemplo, Lisboa acolherá a Web Summit, o maior evento de tecnologia e inovação do mundo.

Nunca como hoje os dois países estiveram tão interconectados: do turismo e investimento brasileiros em Portugal ao número crescente de estudantes em universidades portuguesas, passando pelo trânsito transatlântico semanal de artistas, escritores, acadêmicos, intelectuais, jovens empresários e empreendedores graças a dezenas de voos diretos da TAP e da Azul.

O Experimenta é um convite caloroso -com a cumplicidade de uma língua que, mais do que um idioma, é uma maneira de estar- para vivenciar uma experiência portuguesa multifacetada e contemporânea em São Paulo, onde se concentra uma das maiores comunidades lusas do mundo.

O momento fala por si. Os brasileiros são hoje a maior comunidade estrangeira em Portugal, e o último censo da SP Turismo aponta os portugueses como os estrangeiros mais numerosos na capital paulista. Apenas o Consulado Geral de Portugal em São Paulo vem atribuindo, em média, cerca de 800 novos títulos de cidadania por mês a cidadãos brasileiros.

Essa dupla integração está já reverberando na fascinante e calorosa rede bilateral de relações pessoais e familiares, na qual reside -e sempre residiu- sua verdadeira força.

Os dois países mudaram muito nos últimos 20 anos. E talvez tenha sido preciso isso mesmo para que pudessem reencontrar-se de forma mais madura e completa.

Mais do que a densidade das estatísticas sugere, o que mudou na relação foi a sua amplitude: os laços hoje estendem-se a todos os estratos sociais e geracionais,
a todas as áreas profissionais e de conhecimento.

O Experimenta é o produto desse diálogo reenergizado entre dois países culturalmente ricos, umbilicalmente ligados, que se encontram em processo de transformação e redescoberta, entre os quais se desvendam sempre novas leituras, se desfrutam códigos de cumplicidade e se compartilham sensações únicas, como se de uma família se tratasse.

Por tudo isso, será possível juntar, durante este mês de junho, jovens artistas dos dois países numa exposição de artes visuais (2/6), ouvir a Orquestra de Jazz Sinfônica a executar arranjos inéditos com jazz português e instrumentistas de fado (24 e 25/6), lançar em São Paulo um concurso português para bandas de pop/rock brasileiras (4/6), interpretar música erudita com canções brasileiras na Praça das Artes (11/6), ouvir empreendedores dos dois países sobre a inovação como ferramenta de regeneração econômica, ou simplesmente degustar um bom vinho do Porto durante um torneio de golfe beneficente (12/6) -modalidade que regressa às Olimpíadas neste ano, pelas mãos do Brasil. A programação completa está disponível no site do Consulado Geral de Portugal em São Paulo

Esta é a marca registrada de portugueses e brasileiros: o prazer de celebrarmos e de nos celebrarmos, nos bons momentos e nos mais desafiantes. São Paulo, epicentro cultural e econômico, capital nacional da mudança, confluência cosmopolita de destinos -onde os portugueses sempre souberam transpor a Serra do Mar-, é o lugar ideal para reviver essa singularidade, feita de história, mas cada vez mais virada para o futuro.

PAULO LOURENÇO, 44, é cônsul-geral de Portugal em São Paulo

*

PARTICIPAÇÃO

Para colaborar, basta enviar e-mail para debates@grupofolha.com.br.


Endereço da página:

Links no texto: