Folha de S. Paulo


MMA deve ser regulamentado como esporte?

A Comissão de Estudos Jurídico Desportivos do Ministério do Esporte aprovou em setembro parecer favorável à normatização do MMA como esporte. Desse modo, a luta está em vias de ser enfim regulamentada.

O deputado federal José Mentor (PT-SP) não concorda que a prática esteja no campo esportivo. "Não vemos no MMA regras que proporcionem a preservação da saúde e da integridade física", escreve, para então questionar: "No Brasil, rinha de galo é proibida. Mas MMA, verdadeira rinha humana, são permitidas?".

O deputado propôs um projeto que visa impedir a transmissão de lutas de MMA na TV. Ele afirma que as lutas são "violentíssimas, desumanas e despertam os piores instintos dos homens".

Já o também deputado federal Acelino Popó Freitas (PRB-BA), que é tetracampeão mundial de boxe, defende a regularização do MMA como esporte. Assim, afirma Popó, ele poderá ser praticado com "total segurança e profissionalismo", o que vai "reduzir a organização de eventos clandestinos".

Sobre o projeto de lei do deputado José Mentor, ele diz: "Censurar não resolve. O problema da violência não terá solução com restrições midiáticas".

MMA deve ser regulamentado como esporte?

NÃO - Violência como lucro (José Mentor)

SIM - Contra a marginalização (Acelino Popó Freitas)


Endereço da página:

Links no texto: