Folha de S. Paulo


Afins de quê?

O blog "Gays & afins" estreou na Folha em 29 de junho definindo-se como um canal de "reportagens de comportamento, noite, preconceito e qualquer assunto que valha a notícia", além de frivolidades. Frisava: "Aqui, só a intolerância é proibida."

Dois minutos depois, o primeiro post trazia uma entrevista com o deputado federal e pastor evangélico Marco Feliciano (PSC-SP).

Foi o suficiente para que leitores, inicialmente animados com o novo espaço, enviassem protestos: "criaram um blog da homofobia?"; "um espaço desse deve ser ocupado por LGBTs. Vocês dão ibope para quem luta contra nós"; "Folha está querendo audiência ao custo de polêmicas."

A falta de diversidade (de gênero, de identidade, de orientação e até mesmo geográfica) também foi criticada pelos leitores. "Vocês têm certeza que as vivências desses quatro dão conta dessas e das tantas outras realidades contidas no nosso arco íris?", questionou um leitor, referindo-se ao responsáveis pelo blog.

Chico Felitti, Guilherme Genestreti, Pedro Diniz e Silas Martí acreditam que a entrevista de Feliciano foi pertinente por ser ele pré-candidato à prefeitura de São Paulo e "expoente da homofobia institucionalizada na política".
Os autores prometem que lésbicas, bissexuais e transgêneros - supostamente representado no afins do título - também terão seu espaço.

O blog agora precisa mostrar que a proposta é buscar surpreender o leitor em vez de oferecer mais do que ele já acredita, sua única chance de sucesso.


Endereço da página:

Links no texto: