Folha de S. Paulo


Fé exige respeito aos imigrantes, diz papa Francisco na Missa do Galo

Tony Gentile/Reuters
Papa Francisco beija estátua do Menino Jesus durante tradicional Missa do Galo, na Basílica de São Pedro, no Vaticano
Papa Francisco beija estátua do Menino Jesus durante tradicional Missa do Galo, no Vaticano

O papa Francisco fez uma forte defesa dos imigrantes na tradicional Missa do Galo, celebrada à meia-noite do sábado para o domingo (horário local), comparando-os a Maria e José buscando um lugar para ficar em Belém e dizendo que a fé exige que estrangeiros sejam bem recebidos.

Celebrando o quinto Natal de seu papado, Francisco liderou a Missa solene diante de 10 mil pessoas na Basílica de São Pedro, no Vaticano, enquanto muitos outros acompanharam o cerimônia da praça do lado de fora.

O Evangelho lido durante a Missa recontou a história de como Maria e José tiveram de viajar de Nazaré para Belém devido ao censo ordenado pelo imperador romano César Augusto.

"Tantos passos estão escondidos nos passos de José e Maria. Vemos o percurso de famílias inteiras forçadas a fugir nos nossos dias. Vemos o percurso de milhões de pessoas que não escolhem fugir, mas são expulsas de sua terra e deixam para trás seus entes queridos", disse o papa na homilia.

Mesmo os pastores que, segundo a Bíblia, foram os primeiros a ver o Menino Jesus "foram forçados a viver às margens da sociedade" e considerados estrangeiros sujos e mal-cheirosos, disse o pontífice. "Tudo neles gerava desconfiança. Eles eram homens e mulheres a serem deixados à distância, a serem temidos".

"NOVA IMAGINAÇÃO SOCIAL"

Usando vestes brancas, o papa Francisco pediu uma "nova imaginação social em que ninguém deve ter medo de que não há lugar para eles nesta terra".

Francisco, 81, filho de imigrantes italianos e nascido na Argentina, tem feito da defesa de imigrantes um dos maiores faróis de seu papado, com frequência colocando-se em oposição aos líderes políticos.

Em sua homilia, ele afirmou: "Nosso documento de cidadania" vem de Deus, tornando o respeito aos imigrantes uma parte integral de ser cristão.

"Esta é a alegria que nós somos chamados hoje a compartilhar, a celebrar e proclamar. A alegria com a qual Deus, em sua infinita infinita misericórdia, abraçou nós, pagãos, pecadores e estrangeiros, e nos pede que façamos o mesmo", disse Francisco.

O papa também condenou os traficantes de pessoas, que fazem dinheiro dos imigrantes desesperados, dizendo que são "os Herodes de hoje", com sangue em suas mãos, em uma referência à história bíblica do rei que ordenou a matança de todos os primogênitos próximo a Belém porque temia que Jesus um dia iria destroná-lo.

Mais de 14 mil pessoas já morreram tentando cruzar o Mediterrâneo para chegar à Europa nos últimos quatro anos, fugindo das guerras no Oriente Médio e na África.


Endereço da página:

Links no texto: