Folha de S. Paulo


Polícia prende suspeito após tentativa de atentado em Nova York

Uma tentativa de atentado foi registrada na manhã desta segunda-feira (11) na região da Times Square, em Manhattan, informou a polícia de Nova York.

De acordo com a polícia, um suspeito identificado como Akayed Ullah, 27, de origem bengalesa, foi preso e levado a um hospital. Além do próprio suspeito, que teve queimaduras e lacerações, outras três pessoas tiveram ferimentos menores.

Ainda segundo a polícia, Ullah amarrou uma bomba caseira em seu corpo com velcro e lacres de plástico.

Questionado sobre a existência de vínculos do suspeito com o Estado Islâmico, o comissário da polícia afirmou que Ullah "fez declarações", mas evitou entrar em detalhes.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, afirmou que acreditar-se que o suspeito tenha agido sozinho.

A polícia de Bangladesh informou que Ullah não tinha ficha criminal e havia visitado o país pela última vez em setembro.

(articleGraphicCredit)..

A TV local WABC, citando fontes policiais, afirmou que uma possível bomba improvisada teria detonado em uma passagem abaixo do solo no terminal de ônibus da Port Authority.

Andre Rodriguez, que trabalha em um dos abrigos sociais de Nova York, disse ao jornal "New York Times" que ouviu uma explosão pouco antes das 7h30 (10h30 em Brasília). "Eu estava passando pela catraca", afirmou. "Pareceu uma explosão e então todos começaram a correr."

Há no local um grande número de policiais e bombeiros, incluindo uma unidade do esquadrão antibomba. A polícia pede aos usuários do transporte público nova-iorquino que evitem a região.

O terminal de Port Authority é o maior dos EUA, com um fluxo de 65 milhões de passageiros por ano. Abaixo do terminal está localizada a estação Times Square-rua 42 do metrô.


Endereço da página:

Links no texto: