Folha de S. Paulo


Senador democrata acusado de abuso sexual renunciará, diz rádio dos EUA

Yuri Gripas/Reuters
O senador democrata Al Franken participa de debate na comissão de Educação em 29 de novembro
O senador democrata Al Franken participa de debate na comissão de Educação em 29 de novembro

Pressionado por seus colegas democratas a deixar o cargo devido a denúncias de abuso sexual, o senador Al Franken anunciará nesta quinta (7) sua renúncia, informou nesta quarta (6) a Rádio Pública Minnesota.

Segundo um membro do gabinete, ele deixou o Senado para se reunir com a sua família antes de anunciar a decisão final. A assessoria confirma o encontro com seus parentes, mas nega que uma decisão final esteja tomada.

Horas antes, o legislador afirmou em um canal oficial que faria um anúncio nas próximas horas, mas sem mencionar a que se referia.

Comediante antes de entrar na vida pública, Franken foi acusado por uma ex-colega de tê-la beijado à força e de haver tocado seus seios enquanto ela dormia em viagem em 2006 ao Oriente Médio para se apresentarem a tropas dos EUA.

Em entrevista coletiva no dia 27, ele pediu desculpas pelo suposto abuso sexual e afirmou que tentaria recuperar a confiança dos eleitores de Minnesota, Estado que representa, mas a pressão de seus colegas continuou a crescer.

Nesta quarta, a renúncia foi pedida por 13 colegas de bancada mulheres, incluindo as senadoras Dianne Feinstein e Elizabeth Warren, e pelo líder democrata no Senado, Chuck Schumer.

"Considero o senador Franken um amigo querido e respeito fortemente suas realizações, mas ele tem uma obrigação maior com seus representados e com o Senado, e deve renunciar imediatamente."


Endereço da página:

Links no texto: