Folha de S. Paulo


Governo argentino acusa Marinha de ter omitido chamadas de submarino

Reprodução
Planilha mostra últimas chamadas realizadas pelo submarino ARA San Juan
Planilha mostra últimas chamadas realizadas pelo submarino ARA San Juan

A Marinha da Argentina teria omitido ao Ministério da Defesa as oito chamadas realizadas pelo ARA San Juan no dia de seu desaparecimento, em 15 de novembro, afirma o "Clarín" nesta quarta-feira (6).

Segundo o jornal argentino, uma investigação interna foi aberta para apurar o caso.

"O núcleo da investigação está na atuação da Armada", afirmou o ministro da Defesa, Oscar Aguad, de acordo com o "Clarín".

"Até que me demitam, vou seguindo na função", afirmou nesta quarta o chefe da Marinha, almirante Marcelo Srur.

Jornais argentinos revelaram na terça-feira (5) que o San Juan se comunicou oito vezes antes de desaparecer, segundo registros da empresa Tesacom, que audita as linhas de satélite Iridium.

A chamada mais extensa durou mais de 13 minutos e a mais breve, 1 minuto. Todas são datadas de 15 de novembro, entre 1h da manhã e 7h36 (horários locais).

Segundo o porta-voz da Marinha, Enrique Balbi, a planilha corrobora que a última chamada feita pelo submarino ocorreu entre as 7h19 e 7h16.

"Foi uma chamada de entre 6 e 7 minutos. Foi a última vez concreta que se comunicaram os chefes de operações [do submarino e da força de submarinos] e coincide com a última posição", disse ele na terça (5).

Nesta quarta, Balbi voltou a ser questionado sobre o assunto, e disse que as chamadas "não eram de emergência". O porta-voz afirmou ainda não saber se as chamadas foram gravadas.

Para a Marinha, os dados "mais importantes" decorrem do último contato, quando o submarino reportou "em uma chamada de voz por satélite que estava em imersão e sem novidades, indo para Mar del Plata", indicou.

Disse ainda que as autoridades receberam todas as informações. Segundo Balbi, a juíza federal responsável pelo caso, Marta Yánez, recebeu 20 caixas contendo informações sobre o caso.

Assista ao vídeo

De acordo com informes internos, o ministro Aguad foi informado dos primeiros alertas emitidos pelo submarino quase 30 horas depois do desaparecimento.

O submarino desapareceu quando ia de Ushuaia, no sul, para Mar del Plata.

No que se acreditava ser a última comunicação do comandante com o controle, ele relatava "entrada de água do mar pelo sistema de ventilação ao tanque de baterias número 3 ocasionou curto-circuito e princípio de incêndio no balcão de baterias. Baterias de proa fora de serviço no momento de imersão propulsando com circuito dividido".

Revelou-se ainda a ocorrência de um "evento anômalo, singular, curto, violento e não nuclear, consistente com uma explosão em um ponto próximo a onde o submarino desapareceu.

FAMÍLIAS

O presidente Maurício Macri reiterou nesta quarta-feira (6) que a busca pelo submarino continua, mas pediu respeito pelos "tempos dos familiares".

"Vamos baixar a ansiedade e dar prioridade a respeitar os tempos dos familiares", afirmou em ato na província de Entre Ríos.

"Seguimos na busca e para entender o que aconteceu, temos tempo", afirmou.

Luciano Veronezi/Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: