Folha de S. Paulo


Twitter vai banir anúncios de dois sites russos por interferência em eleição

O Twitter anunciou nesta quinta-feira (26) que vai banir dois veículos russos de comprarem propagandas em sua plataforma. Segundo a companhia, os sites Sputnik e RT (Russia Today) usaram os anúncios na rede social para interferirem na eleição presidencial americana.

"Nós não chegamos a essa decisão facilmente", disse a empresa em nota ao anunciar a medida. Os dois sites poderão manter normalmente suas contas na plataforma.

A decisão ocorreu após o Congresso americano pressionar o Twitter, o Google e o Facebook com novas regulações para anúncios políticos.

Leon Neal - 11.set.2013/AFP
Logo do Twitter
O Twitter anunciou que doará o dinheiro recebido pelas propagandas

O governo dos Estados Unidos investiga a participação russa na eleição de 2016 e já acusou os dois sites banidos de terem sido usados por Moscou para interferir no pleito.

Ambos os acusados negam as acusações.

O Sputnik, que funciona como uma agência de notícias, disse que a decisão foi "lamentável"

A editora-chefe do RT —que publica notícias em inglês—, Margarita Simonyan, disse que durante a campanha eleitoral o Twitter pediu ao site que fizesse mais anúncios

A empresa americana disse que não iria comentar essa questão, mas anunciou que irá doar US$ 1,9 milhão (R$ 6,2 milhões) que recebeu do RT pela compra de anúncios desde 2011. O dinheiro, disse o Twitter, será usado em projetos que ajudem a rede social a ter uma melhor participação nas eleições.

A Rússia também criticou a decisão. A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Maria Zakharova, disse que o ato é uma "clara violação" da liberdade de expressão.

Segundo ela, a medida aconteceu por pressão de Washington e Moscou irá retaliar com sanções contra os americanos.


Endereço da página:

Links no texto: