Folha de S. Paulo


Ex-presidentes americanos arrecadam fundos para vítimas de furacões

Richard Carson/Reuters
Five former U.S. presidents, Jimmy Carter, George H.W. Bush, Barack Obama, George W. Bush and Bill Clinton, speak during a concert at Texas A&M University benefiting hurricane relief efforts in College Station, Texas, U.S., October 21, 2017. REUTERS/Richard Carson TPX IMAGES OF THE DAY ORG XMIT: HOU19
Jimmy Carter, George Bush, George W. Bush, Bill Clinton e Barack Obama, na Universidade do Texas

Cinco ex-presidentes dos Estados Unidos apareceram juntos pela primeira vez desde 2013 em um show na noite de sábado (21) para arrecadar dinheiro para vítimas de furacões devastadores no Texas, Flórida, Louisiana, Porto Rico e nas ilhas Virgens.

Os democratas Barack Obama, Bill Clinton e Jimmy Carter e os republicanos George H. W. Bush e George W. Bush reuniram-se na College Station, no Texas, afetado em agosto pelo furacão Harvey.

A cidade abriga a sede da Universidade A & M Texas, onde fica a biblioteca presidencial de Bush pai. Acometido pelo mal de Parkinson, George Bush, 93, apareceu em uma cadeira de rodas no evento.

A cantora Lady Gaga fez uma aparição surpresa no show, que incluiu a banda country Alabama, e os músicos texanos Lyle Lovett e Robert Earl Keen, entre outros.

O apelo feito pelos ex-presidentesjá levou à arrecadação de US$ 31 milhões desde que começou em 7 de setembro, informou Jim McGrath, porta-voz de George Bush.

O presidente Donald Trump apareceu em um vídeo e evitou críticas aos ex-presidentes e os chamou de "alguns dos melhores servidores públicos da América".

"A dolorosa devastação causada pelos furacões Harvey, Irma, Maria e Nate, junto com os terríveis incêndios na Califórnia, afetaram milhões de nossos compatriotas", disse. "Como nação, estamos de luto por aqueles que morreram e rezamos por aqueles que perderam suas casas e fontes de renda."

A reação apática de Trump aos furacões e à devastação de Porto Rico, foi alvo de críticas da oposição e de moradores dos locais afetados.

Quatro dos cinco ex-presidentes -Obama, George W. Bush, Carter e Clinton- fizeram breves comentários que não mencionavam Trump. Eles apelaram à unidade nacional para ajudar os atingidos por desastres. "O coração da América, sem consideração a raça, religião ou partido, é maior do que nossos problemas", afirmou Clinton.

"As pessoas estão sofrendo, mas, como um texano disse, temos mais amor do que água aqui", disse Bush filho.

A última vez em que os cinco estiveram juntos foi em 2013, quando Obama estava no cargo, na inauguração da biblioteca presidencial George W. Bush, em Dallas.


Endereço da página:

Links no texto: