Folha de S. Paulo


Piloto morre em queda de avião após desfile militar na Espanha

Reuters
desc
Avião caiu em uma área rural próxima à base de Los Llanos, onde deveria pousar

Um avião militar caiu nesta quinta-feira (12) na Espanha, matando seu piloto, que regressava após ter participado do desfile militar do feriado nacional em Madri, declarou o ministério da Defesa.

Os serviços locais de emergência receberam um chamado informando sobre a queda do avião em uma área rural nas cercanias da base de Los Llanos, perto da cidade de Albacete, a 300 km ao sudoeste da capital. A queda teria ocorrido durante as manobras de aproximação para o pouso.

As causas do acidente estão sendo investigadas.

Segundo a imprensa espanhola, o avião era um Eurofighter, uma aeronave de combate desenvolvida pelo Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha. Duas aeronaves deste tipo caíram na Espanha, em 2010 e em 2014. Nas duas vezes, um dos ocupantes morreu no acidente.

A identidade do piloto não foi revelada.

"Descanse em paz, companheiro. Obrigado por ter ajudado a celebrar este dia em que você deu sua vida. Nunca o esqueceremos!", escreveu o Estado-Maior em uma rede social.

A Espanha comemora nesta quinta seu feriado nacional, símbolo da unidade do país, ameaçada pela crise entre Catalunha e Madri.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e o rei, Felipe 6º, participaram do tradicional desfile militar nas ruas de Madri para comemorar a descoberta da América por Cristóvão Colombo em 1492.

Heino Kalis/Reuters
desc
Militares inspecionam destroços do avião Eurofighter que caiu nesta quinta-feira na Espanha

Endereço da página:

Links no texto: