Folha de S. Paulo


'Febre' de checagem é resposta a realidade contemporânea, diz jornalista francês

A "febre" de checagem de informação no jornalismo "é uma resposta à retórica política" polarizada e à realidade contemporânea em que "a informação é ampla, mas de qualidade variável".

A afirmação é do jornalista francês Samuel Laurent, ao abrir neste sábado pela manhã o 4.o Festival Piauí GloboNews de Jornalismo, em São Paulo.

Ele foi um dos protagonistas do esforço de combate às notícias falsas durante a campanha presidencial francesa, em ação conjunta de veículos e das grandes plataformas de tecnologia.

Flavio Florido/Folhapress
Pessoas assistem a conversa do auditório do festival Piauí
Pessoas assistem a conversa do auditório do festival Piauí

Laurent é o responsável pela seção Les Décodeurs (os decodificadores), que cuida de "verificações, contexto, dados" no jornal "Le Monde".

Além de detalhar o trabalho relativo à eleição, em especial no último e controverso debate, ele abordou o esforço do jornal para ampliar a própria transparência, com projeto de "educação para a informação".

À tarde fala o repórter de política da revista semanal "The New Yorker", Ryan Lizza, entrevistado aqui ao lado de David Fahrenthold, repórter do "Washington Post", que fala amanhã.

Na noite deste sábado, a partir das 20h, participa também o diretor da faculdade de jornalismo da Universidade Columbia, de Nova York, Steve Coll, entrevistado aqui.

FESTIVAL PIAUÍ GLOBONEWS DE JORNALISMO
QUANDO sáb., até 21h20, e dom., das 10h às 19h20
ONDE Colégio Dante Alighieri - al. Jaú, 1.061, São Paulo
QUANTO de R$ 250 a R$ 750
MAIS INFORMAÇÕES piaui.folha.uol.com.br/festival-piaui


Endereço da página:

Links no texto: