Folha de S. Paulo


Carro atropela pedestres em calçada de Londres; polícia descarta terrorismo

Uma pessoa foi presa após seu carro invadir a calçada e atingir vários pedestres próximo ao Museu de História Natural em Londres, no Reino Unido, neste sábado (6). O museu é um dos mais populares da capital britânica.

A Polícia Metropolitana descartou no Twitter que se tratasse de um incidente de terrorismo e afirmou que foi uma colisão de trânsito. O episódio lembra alguns casos recentes de ataques terroristas em cidades europeias.

Onze pessoas ficaram feridas, sendo que nove precisaram de atendimento hospitalar, de acordo com o Serviço de Ambulâncias de Londres. A maioria teve ferimentos nas pernas e na cabeça.

.

"Investigações para estabelecer as circunstâncias e motivos estão sendo realizadas", informou a polícia ao "Daily Mail".

O incidente ocorreu na Exhibition Road, no bairro de South Kensington, às 14h20 (horário local). Ficam também na região os museus Victoria and Albert e Science Museum.

"Enquanto esperávamos pelo semáforo, ouvimos o que parecia ser tiros e vimos um carro subindo na calçada. Nós corremos. Quando a situação acalmou, voltamos para onde estávamos e vimos um homem no chão sendo imobilizado pela polícia", disse uma testemunha à BBC.

"Ouvimos um barulho de baque horrível e um motor de carro. Todos começaram a correr e a gritar", contou outra testemunha.

O museu informou no Twitter que está trabalhando em conjunto com a polícia.

Um porta-voz disse à agência de notícias Reuters que a entrada ao museu foi encerrada e que todos os presentes foram retirados por uma saída de emergência.

ALERTA SEVERO

O alerta de segurança está em nível "severo" no Reino Unido, o segundo mais alto, após cinco ataques terroristas em seis meses e um saldo de 35 mortos.

Em um desses ataques, em março de 2016, um motorista jogou o carro contra pedestres na ponte de Westminster, próximo ao Parlamento, em Londres. Quatro pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas.

Em outro incidente similar, em junho deste ano, uma van foi jogada contra pedestres próximo à mesquita de Finsbury Park, em Londres, deixando um morto.

Em dezembro de 2016, um homem jogou um caminhão contra um mercado de Natal em Berlim, na Alemanha, matando 12 pessoas e ferindo outras 58.


Endereço da página:

Links no texto: