Folha de S. Paulo


Represa danificada pelo furacão Maria mobiliza 70 mil pessoas em Porto Rico

Carlos Garcia Rawlins/Reuters
A worker uses a backhoe loader to remove damaged electrical installations from a street after the area was hit by Hurricane Maria in Yabucoa, Puerto Rico September 22, 2017. REUTERS/Carlos Garcia Rawlins ORG XMIT: VEN07
Retroescavadeira remove instalações elétricas danificadas em Yabucoa, em Porto Rico

Mais de 70 mil habitantes receberam ordens de de deixar suas casas na região noroeste de Porto Rico pelos danos causados em uma represa que pode se romper, em mais um capítulo da série de calamidades provocadas pelo furacão Maria, que neste sábado (23) se deslocava para mar aberto.

O Serviço de Nacional de Meteorologia (NWS) emitiu um alerta de advertência de inundações para quem reside na zona do rio Guajataca e afirmou que a represa local corre o risco de se romper por completo.

"Todas as áreas ao redor do rio Guajataca devem ser evacuadas AGORA. Suas vidas correm PERIGO", alertou o NWS, acrescentando que a cheia do rio já está em andamento.

O governador Ricardo Rosselló ordenou a evacuação dos mais de 70 mil habitantes da área.

Treze pessoas morreram e pelo menos 700 foram resgatadas depois da passagem de Maria, que deixou o território americano na mais completa falta de eletricidade, água potável e comunicações.

O presidente americano, Donald Trump, declarou o território "zona de grande desastre", o que libera fundos ilimitados de ajuda federal para a ilha.


Endereço da página:

Links no texto: