Quando moradores da Flórida fugiram do furacão Irma no fim de semana, alguns donos de automóveis Tesla ganharam uma pequena surpresa da montadora para ajudá-los a escapar da zona de perigo.
No sábado a Tesla começou a implementar um upgrade de software que aumenta a capacidade da bateria de alguns sedãs Modelo S e alguns SUVs Modelo X.
Todos os carros que receberam o upgrade pertenciam a residentes na região identificada pela defesa civil como sendo a área a ser desocupada.
Realizado em tempo real, o upgrade aumentou a autonomia dos carros, disponibilizando a eles energia antes inacessível na bateria, de modo que os veículos passaram a poder ir mais longe com uma recarga.
A modificação não será permanente; a Tesla já anunciou que o upgrade temporário será revertido em 16 de setembro, presume-se que depois de o perigo imediato ter passado.
A decisão reflete um elemento crucial que distingue a Tesla de outras empresas automotivas e que pode dividir as opiniões dos consumidores quando eles pensam sobre como será ser dono de um carro no futuro.
Os veículos Modelo S e Modelo X que receberam o upgrade no sábado foram todos fabricados com bateria de 75 quilowatts. Quando ela está totalmente carregada, isso é o bastante para um Modelo S percorrer aproximadamente 400 quilômetros.
Quando os carros começaram a ser vendidos, a Tesla ofereceu aos compradores a opção de uma bateria de capacidade menor e por preço mais baixo. Alguns consumidores optaram pela economia, em vez de adquirir a bateria de 75 quilowatts.
Mas isso não significou que uma bateria grande foi substituída por uma bateria fisicamente menor; significou apenas que foi usado código de computador para limitar quanto da bateria o carro podia acessar.
Se o dono quisesse, mais tarde, poderia pedir à Tesla para "destravar" o software, pagando para isso uma taxa adicional que pode chegar a milhares de dólares.
O que aconteceu no fim de semana foi que a Tesla abriu temporariamente aquela trava de software sem cobrar por isso, depois de receber pedidos de ajuda de consumidores cujos carros estavam parados no trânsito provocado pelo furacão Irma.
A decisão destaca um dos aspectos mais inovadores de possuir um carro Tesla. A capacidade da empresa de aumentar instantaneamente a autonomia de um veículo, usando softwares, é algo que nenhum veículo convencional pode ter.
Não é possível aumentar o tamanho de um tanque de combustível simplesmente pressionando um botão.
Não é a primeira vez que a Tesla emprega atualizações remotas de softwares para ampliar a capacidade de um carro.
O valor total de todos os upgrades opcionais de software oferecidos pela empresa hoje chega a dezenas de milhares de dólares, segundo algumas estimativas. E o conceito de liberação de softwares não é novidade; desde pacotes de ampliação de videogames até assinaturas premium do Spotify, hoje softwares são usados habitualmente para ampliar a gama de elementos disponíveis a nós em outros produtos.
O que torna tão interessante o uso dessa chave de software é que, para muitos consumidores, esta é a primeira vez que eles viram essa prática ser aplicada a carros. Isso nos obriga a encarar sob outra ótica o que significa ser realmente proprietário de um veículo.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
A decisão da Tesla de oferecer carros a preço mais baixo com certas restrições de desempenho pode ser vista como algo que amplia as opções abertas aos consumidores e lhes proporciona flexibilidade. Ao mesmo tempo, pelo fato de o hardware continuar o mesmo, não importa o nível de software que a pessoa tenha adquirido, podemos dizer que a Tesla trancou o potencial pleno do veículo por trás de um paywall arbitrário.
É uma mudança de paradigma.
Quando você compra qualquer outro carro, você adquire a capacidade plena dele. Em muitos casos (se bem que nem tanto hoje quanto em décadas passadas), você pode abrir o capô e mexer com o motor você mesmo. Historicamente, sempre foi assim que encaramos a compra de um automóvel. Quando você o leva para casa, o carro é realmente seu; você adquiriu o carro por inteiro e, basicamente, pode fazer com ele o que bem entende.
No caso dos carros da Tesla, não é bem assim.
Existe uma comunidade de hackers amadores que mexe com seus carros e às vezes faz descobertas fascinantes, mas a empresa exerce um grau elevado de controle sobre os veículos, mesmo que não o faça o tempo todo. Como vimos, a Tesla é capaz de instalar novos softwares à distância, incluindo códigos que habilitam e desabilitam elementos de modo unilateral.
Isso pode ser uma dádiva em situações em que estar com o pacote "errado" pode lhe colocar no caminho de um furacão. Ao mesmo tempo, revela o poder tremendo que o fabricante de seu veículo pode ter sobre você. Isso, sem falar em se é ou não benéfico para o consumidor se a empresa lhe cobra milhares de dólares para acessar hardware que só requer alguns toques em um teclado para ser habilitado.
A discussão já deslanchou no Reddit.
Tradução de Clara Allain