Folha de S. Paulo


Explosões são registradas em fábrica do Texas inundada por Harvey

Explosões foram registradas nesta quinta-feira (31) na fábrica química Arkema, em Crosby (48 quilômetros de Houston), no Texas. A empresa ficou inundada após a chegada da tempestade tropical Harvey ao sul dos Estados Unidos.

De acordo com a agência Reuters, pelo menos 15 policiais foram tratados após inalar substâncias químicas. Todos já foram liberados.

A explosão gerou uma coluna de fumaça preta com 12 metros de altura, segundo testemunhas. Apesar disso, as autoridades disseram que não há perigo para a saúde pública.

A empresa já havia anunciado que um corte de energia elétrica provocado pela chuva impedia a refrigeração adequada de compostos armazenados na unidade e que existia o risco de explosão.

Como precaução, as autoridades isolaram um perímetro de três quilômetros ao redor da unidade, que produz peróxidos orgânicos, um composto para elaborar plásticos e produtos farmacêuticos.

"Os peróxidos orgânicos são extremamente inflamáveis e, de acordo com as autoridades, o melhor era deixar que o incêndio se apagasse por si mesmo", disse a Arkema.

A empresa afirmou que há chance de novas explosões e pediu para que as pessoas não se aproximem do local.

Nesta quinta, a tempestade Harvey perdeu força enquanto avançava para o interior do Estado norte-americano de Louisiana e foi rebaixado para depressão tropical.

O número de mortes confirmadas cresce à medida que corpos são encontrados com o recuo das águas. Ao menos 35 pessoas já morreram e 32 mil foram forçadas a deixarem as suas casas desde que o Harvey atingiu o território norte-americano.

Além disso, outros problemas continuam a surgir na região, como uma praga de formigas.

ÁGUA

A cidade de Beaumont (112 quilômetros de Houston), está com problemas no abastaecimento de água, o que obrigou um hospital local a transferir todos os cerca de 200 pacientes.

Além disso, autoridades estão preocupadas com reservatórios, que podem transbordar. Para impedir isso, a água está sendo vazada de forma controlada em pelo menos dois deles, Barker e Addicks, ambos em Houston.

Por isso, autoridades ordenaram que pessoas que morem próxima aos reservatórios deixem a região. Uma ordem semelhante já tinha sido dada na terça na mesma região.

Em todo o Estado do Texas, a estimativa é que 779 mil pessoas receberam ordem de retirada e outras 980 mil deixaram suas casas de forma voluntária desde o início das chuvas do Harvey.

O rompimento das barreiras de proteção contra inundação foi um dos principais problemas gerados pelo furacão Katrina. Há 12 anos ele deixou 1.833 mortos na Louisiana -40% deles afogados- e cerca de 80% da cidade ficou debaixo de água.

Editoria de Arte/Folhapress
Maiores tempestades nos EUA

Endereço da página:

Links no texto: