Folha de S. Paulo


Furacão perde força nos EUA, mas mata 1 e enchentes causam estrago

O furacão Harvey matou ao menos 1 pessoa neste sábado em sua passagem pelo Texas e deixou um rastro de destruição causados pelos ventos e as fortes chuvas, que devem durar alguns dias.

A morte foi confirmada pelo prefeito de Rockport, uma das cidades mais afetadas. A causa, porém, foi indireta: a vítima ficou presa em casa em meio a um incêndio doméstico. Não foram divulgados detalhes sobre sua identidade.

O Harvey chegou ao território americano no início da madrugada de sábado (horário de Brasília) como um furacão da categoria 4 (a segunda mais forte), mas desde então foi sendo rebaixado pelo Centro Nacional de
Furacões dos EUA, conforme enfraquecia enquanto se deslocava para o interior.

No meio do dia, o instituto passou a classificar o fenômeno como tempestade tropical, com ventos de no máximo 118 km/h.

Autoridades mantiveram, no entanto, o alerta à população para que se protegessem em local seguro, pois a previsão é de que possa chover mais de 100 cm no Texas nos próximos dias.

Estima-se que cerca de 6 milhões de pessoas possam ser atingidas pelo Harvey, um terço delas em Houston, maior cidade do Texas e quarta mais populosa dos EUA.

Ao menos 250 mil pessoas ficaram sem energia elétrica, segundo o governo do Texas.
De acordo com equipes de resgate entrevistadas pela rede CNN, a devastação irá deixar áreas "inabitáveis por semanas ou meses".

Na cidade de Rockport, idosos tiveram que ser transferidos para uma prisão local após o telhado do asilo onde estavam ter sido destruído pela tempestade.

Ao menos dez pessoas ficaram feridas na cidade de pela queda de telhados, árvores arrancadas e veículos danificados, disse Kevin Carruth, um agente municipal.

O governador do Texas, Greg Abbott, afirmou que 1.800 militares ajudarão nos trabalhos de limpeza e remoção de entulhos.

Ante o potencial devastador do Harvey, o presidente Donald Trump declarou estado de catástrofe natural e, a pedido de Abbott, assinou a chamada proclamação de desastre, que poderá liberar fundos federais para ajudar nas emergências.

Este foi o primeiro furacão de categoria 4 a atingir os EUA desde o Charley, em 2004. O Harvey foi a tempestade mais forte em mais de 50 anos a atingir o Texas. Na história recente, o mais mortal dos furacões a atingir os EUA foi o Katrina, em 2005, que deixou mais de 1.800 mortos.

Furacão


Endereço da página:

Links no texto: