Folha de S. Paulo


EI diz que atentados na Espanha foram contra 'cruzados e judeus'

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) afirmou neste sábado (19) que os atentados terroristas na Espanha que deixaram 14 mortos e mais de cem feridos na quinta-feira (17) tiveram como alvos "cruzados e judeus".

A declaração foi divulgada pelo Site Intel Group, que monitora grupos extremistas.

O EI também reivindicou o ataque em Cambrils, a 117 km de Barcelona, que deixou uma vítima e ao menos sete feridos. Na ação, cinco terroristas foram mortos pela polícia –alguns deles usavam falsos coletes de explosivos.

A facção já havia reivindicado o atentado em Barcelona, que aconteceu antes do ataque em Cambrils e matou pelo menos 13 pessoas.

Em ambos os atentados, os terroristas usaram veículos para atropelar as vítimas.

"Um primeiro esquadrão de jihadistas utilizou um veículo contra um grupo de cruzados no bairro de Las Ramblas em Barcelona [...] depois de ter atacado com armas um bar perto das Ramblas", afirma comunicado divulgado pela Amaq, a agência de propaganda do EI "Um segundo esquadrão atropelou cruzados com um carro na cidade de Cambrils".

Nesta sexta (18), autoridades da Espanha afirmaram que uma explosão acidental em Alcanar, uma cidade 200 km ao sul de Barcelona, frustou plano de um ataque a bomba e de maior alcance na Catalunha. O acidente fez com que os militantes antecipassem os seus planos, usando os veículos para atropelar as vítimas.

O nível de alerta da Espanha está hoje em 4 em uma escala que vai até o 5.


Endereço da página:

Links no texto: