Folha de S. Paulo


Europa sofre onda de terrorismo nos últimos dois anos; relembre atentados

Xu Jinquan/Xinhua - 17.jul.2016
(160717) -- NICE, July 17, 2016 (Xinhua) -- People gather to mourn the victims on the attack scene at the Promenade des Anglais in Nice, France, July 16, 2016. The Promenade des Anglais in Nice reopened Saturday after a deadly attack took place here which killed 84 people. (Xinhua/Xu Jinquan)(yk)
Mortos do atentado de Nice são homenageados na Promenade des Anglais, em julho de 2016

O atentado em Barcelona de hoje (17) é mais um de uma série de atos terroristas que têm atingido a Europa. Por volta das 17h (horário local, 12h em Brasília), uma van atropelou dezenas de pessoas nas Ramblas, zona turística da cidade.

Veja outros atentados recentes que deixaram mortes no continente:

Paris 13.nov.15 - 130 mortos
Ataques simultâneos com homens-bomba no Stade de France, fuziladas em restaurantes e na casa de shows Bataclán. Autores eram ligados ao Estado Islâmico (EI).

Bruxelas 22.mar.2016 - 31 mortos
Explosões no aeroporto internacional e em uma estação de trem próxima à sede da UE foram reivindicadas pelo EI. Mais de 300 ficaram feridos.

Munique 10.mai.2016 - 1 morto
Um homem esfaqueou 5 pessoas em uma estação de trem enquanto gritava "Alá é grande" em árabe. A polícia afirmou que o homem não possuía ligações com redes terroristas.

Munique 22.jul.16 - 9 mortos
Atirador abriu fogo dentro e nas imediações de um shopping em Munique. Após troca de tiros com a polícia, o autor teria se suicidado. 21 ficaram feridos. As autoridades não encontraram indícios de que o homemestaria ligado a redes terroristas.

Nice 14.jul.16 - 84 mortos
Estado Islâmico assumiuataque em que caminhão invadiu área de pedestres na orla, local onde grande público comemorava a festa da Bastilha, tradicional feriado nacional francês.

Saint-Etienne-du-Rouvray 26.jul.2016 - 1 morto
Dois agressores mataram um padre com uma lâmina e feriram gravemente outro refém durante uma missa. Eles declaram lealdade ao EI

Berlim 19.dez.16 - 12 mortos
Caminhão atingiu uma feira de natal eatropelou pedestres. Um dos suspeitos foi preso e o outro morto pela polícia; EI alegou autoria.

Londres 22.mar.17 - 3 mortos
Um ano após os atentados de Bruxelas, um carro atropelou duas pessoas na ponte de Westminster. O terrorista do EI também matou um policial.

Estocolmo 7.abr.17 - 4 mortos
Um caminhão roubado invadiu uma rua de pedestres atropelando várias pessoas até bater em uma loja. O autor era simpatizante do EI.

Paris 20.abr.17 - 2 mortos
Três dias antes das eleições presidenciais, um atirador do EI trocou tiros com a polícia famosa avenida Champs Elysées.

Manchester 22.mai.17 - 22 mortos
Duas bombas atingiram o público jovem que saía do show da artista pop Ariana Grande. O EI reivindicou o atentado, que feriu 59.

Londres 3.jun.17 - 7 mortos
Van atropelou cerca de 20 pessoas sobre a ponte de Londres; homens com facas atacaram pessoas em restaurante próximo. Autores eram ligados ao EI.

Londres 18.jun.17 - 1 morto
Fiéis foram atropelados na saída de uma mesquita; Imã protegeu o motorista da multidão furiosa até a chegada da polícia. Não foram encontradas ligações com grupos terroristas.


Endereço da página:

Links no texto: