Folha de S. Paulo


Disparo acidental de alerta assusta Guam, ameaçada pela Coreia do Norte

Os moradores de Guam levaram um grande susto na madrugada desta terça-feira (15), depois que duas estações de rádio dispararam acidentalmente alertas de emergência, indicando uma iminente ameaça, ou ataque, à ilha norte-americana localizada no Pacífico.

Vários ouvintes ligaram preocupados para a polícia depois que as estações emitiram o Sistema de Transmissão de Alerta de Emergência, informando um alerta de "perigo civil" à 0h25 (horário local). Mais tarde, confirmou-se que tudo não passou de um erro.

Em meio à escalada da tensão com os Estados Unidos, a Coreia do Norte divulgou na semana passada planos detalhados para um ataque com mísseis perto de Guam.

Nesta terça, entretanto, o ditador Kim Jong-un recuou e afirmou que adiará o plano.

"Moradores e visitantes devem permanecer calmos", declarou o conselheiro de Segurança Interna, George Charfauros. "Não há mudança no nível de ameaça. Tudo continua como antes".

Em nota, o órgão de Segurança Interna confirmou que "o teste não autorizado não estava ligado a qualquer emergência, ameaça, ou alerta" e que trabalha com as estações de rádio para "garantir que erros humanos não voltem a acontecer".

KCNA/via Reuters
North Korean leader Kim Jong Un inspected the Command of the Strategic Force of the Korean People's Army (KPA) in an unknown location in North Korea in this undated photo released by North Korea's Korean Central News Agency (KCNA) on August 15, 2017. KCNA/via REUTERS REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS PICTURE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. NO THIRD PARTY SALES. SOUTH KOREA OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN SOUTH KOREA. ORG XMIT: GDY01
O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, analisa plano para teste de mísseis contra a ilha de Guam

Endereço da página:

Links no texto: