Folha de S. Paulo


EUA não devem intervir militarmente na Venezuela, diz assessor de Trump

Susan Walsh/Associated Press
FILE - In this May 16, 2017 file photo, National Security Adviser H.R. McMaster speaks at the White House in Washington. McMaster says it is
Herbert Raymond McMaster na Casa Branca, em maio

O assessor de segurança nacional dos Estados Unidos, Herbert Raymond "HR" McMaster, descartou uma intervenção militar de seu país na Venezuela, atingida por uma grave crise política e econômica, em entrevista divulgada neste sábado (5).

"Não. Acredito que não", respondeu o tenente-geral ao ser consultado sobre o assunto.

Na Venezuela, a Assembleia Constituinte do ditador Nicolás Maduro tem forte resistência de líderes opositores e é considerada uma "fraude" para sua manutenção no poder.

"O que realmente se requer é que todos tenham uma só voz sobre a necessidade de proteger os direitos e a segurança do povo venezuelano", acrescentou McMaster em um programa da MSNBC gravado na quarta passada.

O alto militar destacou as "consequências devastadoras" do que chamou de "ditadura" sobre a Venezuela. No entanto, recordou que a história de intervenção americana na América Latina causou "problemas no passado", e que Washington não quer dar a "este regime ou a outros" a oportunidade de dizer que os americanos "são a causa do problema".


Endereço da página: