Folha de S. Paulo


Número de inscritos para comprar maconha no Uruguai cresce 48%

O número de inscritos para comprar maconha produzida sob controle estatal nas farmácias do Uruguai aumentou 48% em uma semana, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (26) pelo Instituto de Regulação e Controle da Cannabis.

O total de "adquirentes", como são denominadas as pessoas inscritas no registro oficial, que permite o acesso a 40 gramas da erva por mês com fins recreativos, subiu para 7.343, em comparação com os 4.959 registrados na última quarta-feira (19), quando começou a comercialização do produto. O Uruguai tem 3,4 milhões de habitantes.

Andres Stapff - 19.jul.2017/Reuters
Uruguaios fazem fila para comprar maconha no 1º dia da venda para fins recreativos em farmácias do país
Uruguaios fazem fila para comprar maconha no 1º dia da venda para fins recreativos em farmácias

As 16 farmácias que se interessaram e se registraram para vender cannabis produzida por empresas privadas sob controle do Estado tiveram que repor o estoque de maconha estatal várias vezes desde 19 de julho.

O Uruguai começou há uma semana a vender em farmácias a maconha produzida por privados em prédios sob vigilância do Estado, que também monitora a qualidade do produto.

O país regulou por lei em 2013 o acesso à cannabis com fins recreativos, e a venda em farmácias é a última etapa neste processo.

A norma habilita três mecanismos para acessar a cannabis: o cultivo doméstico, o cultivo cooperativo em clubes e a compra em farmácias.

A droga é vendida em embalagens de cinco gramas e em duas variedades. O preço é de US$ 1,30 o grama no câmbio atual.


Endereço da página:

Links no texto: