Folha de S. Paulo


Editora de jornal é presa na Turquia após criticar governo

Murat Cetinmuhurdar/Palácio Presidencial/Reuters
urkish President Tayyip Erdogan poses with children during a ceremony to mark the National Sovereignty and Children's Day at the Presidential Palace in Ankara, Turkey, April 23, 2017. Murat Cetinmuhurdar/Presidential Palace/Handout via REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS PICTURE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. FOR EDITORIAL USE ONLY. NO RESALES. NO ARCHIVE. ORG XMIT: TUR02
Recep Erdogan, presidente da Turquia, posa durante cerimônia na capital Ancara

Autoridades turcas detiveram no sábado (15) Yeliz Koray, editora do jornal "Kocaeli Koz", da província de Izmit (noroeste do país), por uma coluna na qual criticava o governo por exagerar a importância da tentativa de golpe ocorrida em julho de 2016.

A jornalista declarou neste domingo, em uma rede social, que foi solta sob a condição de se apresentar às autoridades regularmente.

Na coluna, a editora afirmou que o ocorrido não tinha o mesmo significado histórico que a I Guerra e outros conflitos vividos no país.

Para Koray, o governo não explicou os eventos que levaram à tentativa de golpe, quando soldados tentaram derrubar o presidente Recep Tayyip Erdogan, há um ano. Na ocasião, 240 pessoas morreram, inclusive civis desarmados.

Após a rebelião, cerca de 130 veículos de comunicação foram fechados e jornalistas foram presos. A medida alarmou aliados e grupos de defesa dos direitos humanos, que veem uma tentativa de Erdogan de usar o motim para reprimir opositores.


Endereço da página:

Links no texto: