Folha de S. Paulo


Saiba mais sobre a Revolução Russa, que faz 100 anos em 2017

Reprodução
Tropas se preparam para o combate em São Petersburgo (Rússia) nos primeiros dias da Revolução Russa, em 1917. (Reprodução) *** DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM ***
Tropas se preparam para o combate em São Petersburgo (Rússia) nos primeiros dias da Revolução Russa, em 1917

A Revolução Russa é considerada um dos principais eventos da história contemporânea, tendo marcado o curso do século 20 e reverberando até hoje. Em 7 de novembro, ela completará cem anos.

Em fevereiro de 1917, com mobilização de soldados e trabalhadores, parte da elite liberal do Império Russo comandou uma revolta. A partir de Petrogrado (São Petersburgo), então a capital do país, eles derrubaram 300 anos de monarquia dos Románov. O ano passou turbulento, com a coalizão de liberais, republicanos e socialistas moderados mal conseguindo manter o controle do governo.

De fora, socialistas mais radicais, conhecidos como bolcheviques e liderados até então por um exilado Vladimir Lênin (1870-1924), faziam oposição ao governo. Com a deterioração da situação e as derrotas crescentes contra as forças alemãs na Primeira Guerra Mundial, os bolcheviques conseguiram tomar o poder em um golpe quase sem derramamento de sangue em 25 de outubro (no então calendário adotado pela Rússia, o juliano, substituído depois pelo gregoriano válido em todo o Ocidente).

O morticínio veio a seguir, com a guerra civil que durou até 1922. Nela morreram talvez 1,5 milhão de soldados e 8 milhões de civis, um trauma nacional nunca superado completamente. Na sequência, foi instalada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, professando o comunismo que inspirou gerações de políticos à esquerda no mundo todo. Lênin, com a saúde abalada por derrames, morreu apenas dois anos depois, deixando o comando da revolução e da ditadura comunista na mão de Josef Stálin (1878-1953).

O apogeu do poder soviético veio durante a Guerra Fria, período subsequente à Segunda Guerra Mundial (1939-45), na qual o nazismo foi derrotado em grande medida pelo esforço comunista. Em 1991, uma série de contradições internas, insustentabilidade política após a abertura promovida por Mikhail Gorbatchov, debacle econômica e pressões separatistas levaram à dissolução da União Soviética e ao fim da ditadura comunista. Seu legado é sentido até hoje nas tensões entre Rússia e ex-repúblicas soviéticas, como a Ucrânia, e a queda da união é chamada pelo presidente Vladimir Putin de "maior tragédia geopolítica" do século passado.


Endereço da página: