Folha de S. Paulo


Trump pede fim do politicamente correto após ataques em Londres

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao mundo para deixar de ser "politicamente correto" a fim de garantir maior segurança, depois do ataque em Londres que deixou sete mortos.

"Nós devemos parar de ser politicamente corretos e nos concentrar no assunto da segurança para o nosso povo", escreveu Trump no Twitter neste domingo (4). "Se não formos inteligentes, só vai piorar."

"Pelo menos 7 mortos e 48 feridos em ataque terrorista e o prefeito de Londres diz que não há 'motivos para se alarmar!'", prosseguiu o presidente americano.

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, eleito no ano passado, o primeiro muçulmano a liderar uma importante capital ocidental, havia dito que os britânicos não deveriam ficar alarmados ao ver uma maior presença policial nas ruas de Londres após o incidente.

O prefeito de Londres decidiu ignorar a série de tuítes de Trump, enquanto seus críticos o acusaram de explorar um ataque terrorista para tentar um benefício político, algo que não fez pela primeira vez.

Um porta-voz do prefeito afirmou que Khan "tem coisas mais importantes a fazer que responder a um tuíte desinformado de Trump".

Anteriormente, Trump ofereceu ajuda dos EUA à Grã-Bretanha e promoveu sua controversa proibição de viagem como um nível extra de segurança para os norte-americanos.

"Tudo o que os Estados Unidos podem fazer para ajudar em Londres e no Reino Unido, estaremos lá –Nós estamos com vocês. Deus os abençoe", Trump escreveu no sábado.

Donald Trump também falou com a primeira-ministra britânica, Theresa May, para oferecer suas condolências e ofereceu o "apoio total" de Washington para investigar e levar os responsáveis pelo ataque à Justiça, afirmou a Casa Branca em um comunicado.

O ataque deste sábado foi o terceiro a atingir o Reino Unido em pouco mais de dois meses, após um incidente semelhante na ponte de Westminster, em 22 março, e o atentado que matou 22 pessoas em um concerto pop em Manchester, norte da Inglaterra, menos de duas semanas atrás.


Endereço da página:

Links no texto: