Folha de S. Paulo


Ministro das Finanças deve ser candidato à Presidência do Paraguai

Mario Valdez - 2.abr.2017/Reuters
O ministro das Finanças do Paraguai, Santiago Peña, deverá ser o candidato governista à Presidência
O ministro das Finanças do Paraguai, Santiago Peña, deverá ser o candidato governista à Presidência

O ministro das Finanças do Paraguai, Santiago Peña, 38, deve se lançar candidato à sucessão de Horacio Cartes nas eleições presidenciais do ano que vem, afirmaram nesta segunda-feira (29) líderes do partido governista —o Colorado, de centro-direita.

Presidente desde 2013, o empresário Cartes queria, a princípio, mudar a Constituição para concorrer a um novo mandato —a exemplo do que fez seu colega Evo Morales, que preside a Bolívia desde 2006.

A ideia, porém, gerou protestos pelo país, o que fez o presidente anunciar no mês passado que, para "preservar a estabilidade", não concorreria.

Peña, que trabalhou no Fundo Monetário Internacional e no Banco Central paraguaio, tem a seu favor os números positivos da economia do país e a ausência de candidatos fortes.

Analistas, porém, apontam como obstáculos a juventude e a inexperiência política do ministro, que talvez tenha de disputar a indicação com caciques do Partido Colorado.

Há a expectativa de que Peña confirme a candidatura até o fim da semana. As primárias dos partidos serão em dezembro, e a eleição será em abril.


Endereço da página:

Links no texto: