Folha de S. Paulo


Aos 89, morre Zbigniew Brzezinski, ex-conselheiro de segurança dos EUA

O polonês naturalizado americano Zbigniew Brzezinski, conselheiro de Segurança Nacional de Jimmy Carter (1977-81) e um dos principais estrategistas da política externa americana no século 20, morreu nesta sexta (26) aos 89 anos.

Brzezinski atuou em momentos turbulentos do governo Carter como a crise dos reféns no Irã –quando 52 americanos foram feitos reféns na embaixada dos EUA em Teerã– e a invasão soviética no Afeganistão, ambos no final da década de 1970.

Ele foi um crítico da guerra ao terror lançado por George W. Bush após os ataques de 11 de Setembro, tendo dito que não fazia sentido "declarar guerra a um método", e um dos poucos especialistas em política externa nos EUA a alertar contra a invasão do Iraque em 2003.

Mais recentemente, Brzezinski deu seu apoio ao acordo nuclear assinado em 2015 entre o Irã e seis potências para impedir Teerã de construir uma bomba atômica em troca do levantamento de sanções econômicas.

Nascido em Varsóvia, na Polônia, em 1928, Brzezinski graduou-se pela Universidade McGill em 1949, onde também fez o mestrado, em 1950. Obteve o título de doutor em ciência política na Universidade Harvard em 1953. Tornou-se americano em 1958.

Autor de diversos livros, Zbigniew Brzezinski publicou em 1983 suas memórias sobre o período que passou na Casa Branca.

Em entrevista à Folha em 2012, o cientista político comentou a guerra da Síria, então no início.

"Ouço muita emoção e slogans. Mas não sei quais são os verdadeiros planos da Casa Branca nem como serão implementados a menos que consigamos a cooperação internacional. Se agirmos só na base da emoção e ameaças vagas de que os russos têm que se comportar como bons garotos, provocaremos uma explosão regional na qual os assuntos internos da Síria serão ligados aos conflitos entre os sauditas e os xiitas e o Iraque será desestabilizado".

Jim Young/Reuters
Zbigniew Brzezinski, ex-conselheiro de segurança nacional dos EUA
Zbigniew Brzezinski, ex-conselheiro de segurança nacional dos EUA

Endereço da página:

Links no texto: