Folha de S. Paulo


EUA bombardeiam comboio pró-Assad na Síria

Autoridades dos Estados Unidos disseram nesta quinta-feira (18) que a Força Aérea do país fez bombardeios na Síria contra um comboio que levava combatentes favoráveis ao ditador Bashar al-Assad.

O ataque ocorreu na localidade de At-Tanf, no sul da Síria, perto da fronteira com a Jordânia e o Iraque. Segundo as autoridades, os veículos estavam se aproximando de uma base da coalizão internacional que combate a milícia radical Estado Islâmico e desrespeitaram uma série de advertências antes de serem bombardeados.

Grupos de rebeldes sírios apoiados pelos Estados Unidos disseram à agência de notícias Reuters que o comboio atacado levava combatentes do Exército sírio e de milícias xiitas aliadas que contam com suporte do Irã.

Segundo esses rebeldes, o regime sírio tem expandido sua presença em áreas no sul da Síria para poder se conectar a grupos paramilitares xiitas localizados no lado iraquiano da fronteira.

Um comandante do grupo que luta em favor de Assad afirmou que o bombardeio americano "destruiu apenas um tanque" e tinha como objetivo barrar o avanço do comboio.

Embora os Estados Unidos sejam favoráveis à deposição de Assad, o país não costuma intervir diretamente contra as forças do regime sírio. Em abril, o presidente Donald Trump ordenou bombardeios contra uma base aérea na Síria após relatos de um ataque químico que deixou mais de 80 mortos no noroeste do país.

Iniciada em 2011, a guerra civil na Síria já deixou quase 500 mil mortos e forçou milhões de pessoas a fugirem de suas casas.


Endereço da página:

Links no texto: