Folha de S. Paulo


Cocriador da Fox News, conservador Roger Ailes morre aos 77

Charles Sykes - 09.fev.2015/Associated Press
FILE - In this Feb. 9, 2015 file photo, Roger Ailes attends a special screening of
Roger Ailes, fundador da Fox News, em foto de arquivo

"Ele não era perfeito, mas Roger Ailes era meu amigo e eu o amava", declarou o ex-presidente George W. Bush após a notícia de que o fundador da rede de TV Fox News havia morrido na manhã desta quinta (18) aos 77 anos. "Não sei se eu teria sido presidente sem seu grande talento e ajuda leal", completou o republicano, que governou os EUA de 2001-2009.

Ailes, um conservador controverso e talentoso, atuou nas campanhas de outros dois presidentes republicanos, Richard Nixon (1969-74) e Ronald Reagan (1981-89), até ser convidado pelo empresário Rupert Murdoch para fundar a Fox News, que estreou em outubro de 1996.

"Roger e eu compartilhamos uma grande ideia que ele executou de uma maneira que ninguém mais poderia ter feito", declarou Murdoch.

Com linguagem acessível e agressiva, inclinação conservadora e um time de âncoras e comentaristas ligados à opinião de direita nos EUA, como Bill O'Reilly e Sean Hannity, a emissora tornou-se um sucesso de audiência. Ailes começou a dominar as técnicas de atrair público desde que trabalhou, na década de 1960, como produtor do "The Mike Douglas Show", um programa de entrevistas e variedades exibido em escala nacional de 1963 a 1981.

Criticado por jornalistas e políticos liberais por adotar uma linha editorial impactante e abertamente conservadora, ele costumava dizer que o jornalismo da Fox era justo e equilibrado. "Se parecemos conservadores", declarou certa vez, "é porque os outros estão indo muito para a esquerda".

A acusação aludia a rivais como a CNN e a CBS, que ele, com ironia, dizia significarem, respectivamente "Clinton News Network" (rede de notícias Clinton) e "Communist Broadcasting System" (sistema comunista de TV).

Em 1968, Ailes deixou a produção do "The Mike Douglas Show" e começou a atuar como estrategista de comunicação para a candidatura de Richard Nixon –o início de uma carreira que o levou a participar de dezenas de campanhas eleitorais.

Treinando Trump
Influente no Partido Republicano, ele também foi um dos artífices da trajetória política de Donald Trump, atuando como seu conselheiro.

Como um dos homem mais poderosos da mídia americana, Ailes começou a aconselhar Trump em 2015, antes de o republicano se lançar candidato. Encontravam-se e falavam pelo telefone regularmente, e Ailes participou das sessões de preparação de Trump para os debates com sua oponente Hillary Clinton.

Antes da eleição, em julho de 2016, Ailes foi afastado da direção da Fox News por um escândalo de assédio sexual. Gretchen Carlson, uma ex-Miss EUA que trabalhava na emissora, o processou por fazer insinuações e ameaçá-la.

A morte foi anunciada por sua mulher, Elizabeth. Ele sofreu uma hemorragia no cérebro após cair em sua casa, em Palm Beach, complicada pelo fato de ser hemofílico.

"O segredo da vida", disse Ailes certa vez, é "encontrar algo que você gosta de fazer e encontrar alguém que vai pagá-lo para isso."


Endereço da página:

Links no texto: