Folha de S. Paulo


Doria grava mensagem em francês e parabeniza Macron pela vitória

Naian Meneghetti-10.abr.2017/Raw-Image/Folhapress
PORTO ALEGRE,RS, 10.04.2017 - Doria - o Prefeito de São Paulo João Doria palestrou na abertura do 30º Fórum da Liberdade O Futuro da Democracia na tarde desta Segunda-Feira 04 em porto alegre. (Foto: Naian Meneghetti/raw-image) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
O prefeito João Doria (PSDB)

Um homem com bom trânsito entre empresários, que aspirou à Presidência e se apresentou como um novo rosto na política. A história é a de Emmanuel Macron, eleito neste domingo (7) para comandar a França pelos próximos cinco anos.

Nesta segunda-feira (8), o centrista foi o destinatário de uma mensagem do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), apontado como possível candidato na eleição presidencial de 2018.

Falando em francês, o tucano, que morou dez anos na França acompanhando o exílio do pai, publicou em uma rede social vídeo parabenizando Macron pela vitória.

"Como prefeito de São Paulo, quero cumprimentar o senhor presidente pela brilhante vitória conquistada por meio do voto soberano dos franceses", disse Doria, para em seguida desejar que o novo mandatário faça uma "excelente gestão" e avance nas relações "comerciais, institucionais e culturais entre a França e o Brasil".

Doria

Aos 39 anos, Macron conseguiu ser escolhido para morar no Palácio do Eliseu após passar por diversos cargos na administração pública e comandar o Ministério da Economia.

Após fundar um movimento independente, o En Marche!, surpreendeu o país em uma eleição na qual os dois partidos mais tradicionais ficaram, pela primeira vez em décadas, fora do segundo turno.

Vinte anos mais velho, Doria foi eleito com um discurso de ênfase em gestão. Empresário, atuou grande parte da vida no setor privado, mas sua carreira registra passagens pela presidência da Embratur, no governo José Sarney, e na área de turismo do governo paulista na gestão Mario Covas.

Com a repercussão das operação Lava Jato sobre figuras do PSDB, passou a ser cotado para disputar a eleição.

Recentemente, Doria tem dado declarações críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera as pesquisas de intenção de voto para presidente.

Christian Hartmann /Reuters
O presidente eleito da França, Emmanuel Macron, em discurso após anúncio da vitória, na esplanada do museu do Louvre, em Paris
O presidente eleito da França, Emmanuel Macron

Endereço da página:

Links no texto: