Folha de S. Paulo


Cientista político Mathias Alencastro passa a escrever coluna quinzenal

O cientista político Mathias Alencastro passa, a partir desta segunda (1º), a ser colunista do caderno "Mundo" da Folha. Doutor em ciência política pela Universidade de Oxford, ele é especialista em política africana e tem especial atenção para a Europa.

Alencastro, 33, foi assessor internacional da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência em 2015 e, no ano seguinte, diretor de Relações Internacionais do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Ele afirma que um de seus temas de interesse no momento -e que abordará com frequência nos próximos textos- será a crise da social-democracia na Europa.

"Interessa-me ver como a esquerda está reagindo a este movimento, como serão os desdobramentos dessa crise e os paralelos que podemos traçar com o cenário político brasileiro", disse.

No entanto, também pretende comentar a política dos países da África, principalmente Moçambique e Angola, dois de seus objetos de pesquisa no doutorado na Universidade de Oxford.

A coluna de Mathias Alencastro será publicada quinzenalmente às segundas, alternando com o jornalista Jaime Spitzcovsky. Clóvis Rossi continua escrevendo às quintas e aos domingos.


Endereço da página:

Links no texto: