Folha de S. Paulo


Meios de comunicação são multados por não publicarem texto

Sete meios de comunicação do Equador foram multados nesta sexta (21) pela Superintendência de Comunicação do país por omitirem de forma "deliberada e recorrente" a difusão de uma nota publicada no jornal argentino "Página 12" que acusa o empresário Guillermo Lasso, derrotado nas eleições presidenciais equatorianas, de ser um "magnata de offshores".

Ecuavisa, "La Hora", "Expresso", "El Universo", Teleamazonas, Televicentro e "El Comércio" receberam multa de US$ 3.500 (cerca de R$ 11 mil) e deverão pagá-la em 72 horas.

A reportagem publicada em 15 de março pelo "Pagina 12", representava, de acordo com o superintende do órgão de comunicação, um tema de interesse público.

Ao deixar de publicá-la, os veículos teriam desobedecido o artigo da Lei Orgânica de Comunicação que proíbe a censura prévia para favorecer um terceiro. A reportagem do jornal argentino, no entanto, não ouviu Guillermo Lasso.

A acusação contra os sete veículos de comunicação foi apresentada pelo Observatório Cidadão por uma Comunicação de Qualidade três dias depois de o presidente Rafael Correa dizer em seu programa "Enlace Ciudadano" que a não publicação da nota do "Página 12" fora um ato de censura.


Endereço da página: