Folha de S. Paulo


Manifestante nu tenta impedir ataque de guardas em protesto na Venezuela

Fernando Llano/Associated Press
Nu, manifestante contrário a Nicolás Maduro volta a grupo de ativistas após subir em blindado
Nu, manifestante contrário a Nicolás Maduro volta a grupo de ativistas após subir em blindado

Um manifestante nu, calçando só meias e tênis, andou entre uma nuvem de gás lacrimogêneo em um dos protestos da oposição ao presidente Nicolás Maduro em Caracas desta quinta-feira (20), subiu em um blindado da Guarda Nacional e gritou: "Não lancem mais bombas".

A cena insólita, que Maduro chamou de "show", foi registrada na autoestrada Francisco Fajardo, na zona leste da capital, onde as forças de segurança e opositores se enfrentaram trocando bombas de gás, coquetéis molotov e pedras.

Frente às câmeras da AFP e de outros jornalistas que observavam o protesto, o jovem avançou calmamente até chegar à barreira que formavam os agentes da Polícia Nacional, que ficaram surpresos, e subiu rapidamente no blindado com um livro na mão.

"Não joguem mais bombas, por favor, não joguem mais bombas", pediu. Quando reagiram, alguns dos policiais lhe disseram: "Desce! Desce!"

Pouco depois de descer, o manifestante nu terminou sendo atingido por balas de borracha nas costas, junto com outros manifestantes. Durante a noite, o presidente criticou a cena em cadeia nacional de rádio e televisão.

"Eles [a oposição] não têm limite para o ridículo. Todos os dias acontece um show. Que coisa tão feia, tão terrível, um filme de terror. Não nos resta outra coisa que rir", disse o chavista, entre risadas.


Endereço da página:

Links no texto: