Folha de S. Paulo


Reino Unido terá dificuldade de lidar com o 'escóxit', alerta revista

A revista "The Economist", a mais prestigiada do mundo em economia, publicou um artigo na internet nesta terça-feira (28) destacando a dificuldade que o Reino Unido terá de lidar com uma campanha de independência escocesa.

Segundo a revista, todos os argumentos que os ingleses usam para justificar a saída da União Europeia servem como uma luva para os escoceses.

Russell Cheyne/Reuters
As líderes da Escócia (esq.) e do Reino Unido (dir.), se encontram para discutir um possível referendo de separação
A líder escocesa, Nicola Sturgeon (à esq.), recebe a primeira-ministra Theresa May, em Edimburgo

O texto conta uma antiga anedota: um grande campeão de xadrez chega a uma vila e está sem dinheiro para comer. Aposta então que jogará duas partidas simultaneamente com adversários locais. Vou vencer as duas, diz ele, uma com as peças brancas e a outra com as pretas.

Quando começa a jogar, vê que o jogador com as brancas da segunda partida copia todos os seus movimentos da primeira. Ou seja, ele nunca poderá ganhar as duas partidas.

Para o articulista da "Economist", tudo que a primeira-ministra Theresa May disser à Europa, a Escócia dirá a ela. E terá razão.

De fato, só uma coisa pode impedir os escoceses de votarem seu "escóxit": um discurso de força britânico à moda russa. Resta saber se no século 21 isso é possível.


Endereço da página: