Folha de S. Paulo


No 60º aniversário da UE, britânicos protestam contra o 'brexit'

Kirsty Wigglesworth/Associated Press
Anti Brexit campaigners carry flags and banners as they march towards Britain's parliament in London, Saturday March 25, 2017. Britain's Prime Minister Theresa May is expected to start the process of leaving the European Union on Wednesday March 29. (AP Photo/Kirsty Wigglesworth) ORG XMIT: LBJ110
Manifestantes contrários ao "brexit" se reúnem em Londres

Milhares de britânicos se reuniram em Londres para protestar contra o "brexit" neste sábado (25), dia que marca o 60º aniversário da União Europeia (UE).

Os manifestantes da marcha, chamada "Unidos pela Europa", carregavam bandeiras da UE e cartazes pedindo a anulação da decisão do Reino Unido de deixar o bloco regional, aprovada em plebiscito no ano passado.

O protesto ocorre poucos dias antes da data anunciada (29 de março) pela primeira-ministra britânica, Theresa May, para notificar as autoridades da UE e deflagrar formalmente o "brexit". O processo de desvinculação, inédito na história do bloco, pode levar até dois anos para se completar.

Além de Londres, houve manifestações pró-UE em Berlim, Varsóvia e Roma.

Também em Roma, os líderes dos Estados-membros da UE se encontraram para celebrar o aniversário do bloco. A única ausente era May.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que o evento festivo sem a participação britânica é um "momento muito triste", e que a saída do Reino Unido é uma "tragédia" para os outros 27 países do bloco.

*

Clique na imagem abaixo e leia o especial sobre os 60 anos da UE.

Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: