Folha de S. Paulo


Decreto anti-imigração mantém entrevista de visto para brasileiros

Eduardo Anizell - 15.jun.2015/Folhapress
Pessoas que tentavam conseguir o visto americano fazem fila na porta do consulado em São Paulo
Pessoas que tentavam conseguir o visto americano fazem fila na porta do consulado em São Paulo

O novo decreto anti-imigração assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na segunda-feira (6) suspendeu o programa de isenção de entrevista para alguns vistos de não imigrante.

A mudança afeta o Brasil, já que brasileiros residentes em território nacional que solicitavam renovação de visto de negócios ou turismo pela primeira vez, com idade inferior a 14 anos ou acima dos 79 e que nunca tiveram um visto recusado, podiam ser dispensados da entrevista no consulado ou na embaixada, como havia estipulado o primeiro decreto imigratório, de janeiro.

"O secretário de Estado deve suspender imediatamente o Programa de Isenção de Entrevista de Visto", diz a seção 9 do decreto, segundo a qual a nova regra "requer que todos os indivíduos buscando um visto de não imigrante devem passar por uma entrevista presencial", sujeita a algumas exceções —portadores de vistos diplomáticos, da Otan (aliança militar ocidental) ou da ONU.

Procurado, o Consulado-Geral dos EUA em São Paulo não se manifestou até o momento. A nova ordem anti-imigração de Trump poupou o Iraque, mas manteve o veto à entrada de cidadãos de seis países de maioria muçulmana (Irã, Iêmen, Líbia, Síria, Somália e Sudão) por 90 dias, além de refugiados, por 120.


Endereço da página:

Links no texto: