Folha de S. Paulo


Restos de bebês são achados em centro católico de mães solteiras na Irlanda

Uma "quantidade significativa" de restos de bebês foram encontrados em um antigo centro católico para mães solteiras na Irlanda, anunciou nesta sexta-feira (3) uma comissão oficial.

A descoberta ocorreu na cidade de Tuam, no oeste do país, durante as escavações realizadas pela Comissão Sobre Centros para Mães e Bebês, criada em 2014 para investigar as denúncias sobre esses locais.

Paul Faith - 4.jun.2014/AFP
Entrada de antigo centro católico para mães solteiras na cidade de Tuam, no oeste da Irlanda
Entrada de antigo centro católico para mães solteiras na cidade de Tuam, no oeste da Irlanda

A comissão expressou sua comoção pela descoberta de uma cripta subterrânea improvisada no centro, formada por diversas câmaras. "Foi descoberta uma quantidade significativa de restos humanos em ao menos 17 das 20 câmaras subterrâneas examinadas."

A análise de "uma pequena quantidade dos restos" revelou que suas idades variavam entre 35 semanas fetais e dois ou três anos".

As condições nessas instituições para mães solteiras eram difíceis e muitas das crianças eram entregues à adoção. Outras morriam por desnutrição e doenças infecciosas.

O estigma dessas mães jovens e o grande poder da Igreja Católica na Irlanda contribuíram para silenciar o que acontecia nesses centros.

A comissão, que tem o apoio do governo, foi criada após a investigação de uma historiadora local, Catherine Corless, que descobriu que 796 bebês e crianças morreram em centros da Congregação das Irmãs do Bom Socorro entre 1925 e 1961, sem que houvesse registros dos óbitos.

A doutrina conservadora católica da época negava a estas crianças o direito ao batismo e, consequentemente, ao enterro em cemitérios.


Endereço da página: