Folha de S. Paulo


Procuradoria da Colômbia concede primeiras anistias a membros das Farc

Luisa González - 1.fev.2017/Colprensa/Xinhua
Guerrilheiras das Farc se saúdam ao chegar à zona de desmobilização de Pondores, na Colômbia
Guerrilheiras das Farc se saúdam ao chegar à zona de desmobilização de Pondores, na Colômbia

A Procuradoria da Colômbia anunciou nesta segunda-feira (27) que outorgou as primeiras quatro anistias a membros das Farc, dentro da aplicação do acordo de paz selado entre a guerrilha e o governo.

Em nota, o órgão informou ter recebido 98 pedidos de anistia como resultado do processo de paz. Dos anistiados, três são de Neiva, no departamento de Huila (oeste), e um de Paz de Ariporo, em Casanare (leste).

Pelo pacto, só os guerrilheiros que não cometeram crimes graves, como homicídio, estupro e sequestro, ou contra a humanidade podem ter os delitos perdoados. Os demais passarão por um tribunal especial para a paz.

Outros 72 pedidos de liberdade condicional de militantes que já haviam sido condenados por associação com as Farc e cumpriam pena começaram a ser avaliados pelos procuradores colombianos.

A decisão sobre estes pedidos devem ser anunciadas nos próximos dias pelo Tribunal Superior de Bogotá. Neste caso, eles terão que assinar um termo de compromisso para se submeter livremente à corte especial.


Endereço da página:

Links no texto: