Folha de S. Paulo


Forças do Iraque retomam do Estado Islâmico aeroporto de Mossul

Ahmad al-Rubaye - 22.fev.2017/AFP
Equipe dos EUA atua com forças iraquianas no sul de Mossul, base para reconquistar o oeste da cidade
Equipe dos EUA atua com forças iraquianas no sul de Mossul, base para reconquistar o oeste da cidade

As forças iraquianas entraram nesta quinta-feira (23) no aeroporto de Mossul pela primeira vez desde que a facção terrorista Estado Islâmico assumiu o controle da região em 2014, constatou a AFP.

Apoiados por aviões e drones, as forças iraquianas entraram no perímetro da base aérea e encontraram pouca resistência. O aeroporto de Mossul é a porta de entrada da zona oeste da cidade, ainda sob controle da facção terrorista.

"Entramos no aeroporto e as unidades de engenheiros estão limpando as estradas", afirmou à AFP Hisham Abdul Kadhem, comandante do Regimento de Intervenção Rápida do Ministério do Interior.

A operação aconteceu no quinto dia da ofensiva para recuperar a totalidade de Mossul, segunda maior cidade do país e último grande reduto do grupo extremista sunita no Iraque.

A zona leste da cidade foi "libertada" no fim de janeiro e retomada do Estado Islâmico três meses depois da grande ofensiva militar iniciada em 17 de outubro para reconquistar completamente Mossul.

As forças iraquianas falam em 3.000 mortos desde que a operação para retomar a segunda maior cidade iraquiana começou, em 17 de outubro do ano passado.

(articleGraphicCredit)..

Endereço da página:

Links no texto: