Folha de S. Paulo


Trump inventa atentado na Suécia e vira piada nas redes sociais

Kevin Lamarque - 18.fev.2017/Reuters
A supporter invited onstage by U.S. President Donald Trump puts his hand to his chest during a
Donald Trump e um apoiador em palanque de comício na Flórida neste sábado (18)

No comício que fez na tarde de sábado (18) em um hangar em Melbourne, na Flórida, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tentou justificar a necessidade de uma maior restrição à entrada de imigrantes e refugiados usando exemplos de atentados terroristas recentes em Nice, Paris, Bruxelas. E citou o que teria sido mais um: "o que aconteceu ontem à noite na Suécia".

Só que a declaração surpreendeu até mesmo os suecos. O que, afinal, teria acontecido na noite de sexta-feira (17), na Suécia? Aparentemente, nada.

"Veja o que está acontecendo na Alemanha, veja o que aconteceu na noite passada na Suécia", disse Trump. "Suécia. Quem acreditaria nisso? Suécia. Eles receberam um alto número de [refugiados]. Eles estão tendo problemas como nunca acharam ser possível", completou.

O ex-primeiro-ministro sueco Carl Bildt reagiu pelo Twitter: "Suécia? Ataque terrorista? O que ele tem fumado? São muitas as perguntas".

Tuíte

A declaração virou alvo de piada nas redes sociais no país —e a imprensa americana ficou tentando entender como a Suécia teria entrado nessa lista de Trump.

Na tarde deste domingo (19), Trump tentou explicar, em sua conta no Twitter: "Minha declaração sobre o que está acontecendo na Suécia se referia à notícia divulgada pela Fox News sobre imigrantes e a Suécia".

Na noite de sexta, a Fox News tinha veiculado uma entrevista com o cineasta americano Ami Horowitz, e que ele dizia que os imigrantes estariam associados a uma onda de criminalidade na Suécia. Horowitz fez um documentário sobre o tema.

Veja

Após o tuíte de Trump, a embaixada sueca em Washington -que havia pedido ao governo americano uma explicação sobre o caso- também escreveu estar disposta a "informar ao governo americano sobre as políticas de imigração e integração" do país.

Mesmo nos exemplos usados por Trump de atentados que de fato ocorreram em Nice, Bruxelas e Paris, a justificativa do republicano não se aplicaria. Quase todos os envolvidos nos ataques eram cidadãos franceses ou belgas.

*

A usuária do Twitter Jeanna Skinner publicou o seguinte tuíte: "Depois dos eventos terríveis da noite passada na Suécia, a [loja de móveis sueca] IKEA vendeu todos os itens em estoque disto", acompanhado de uma imagem de um muro de fronteira para montar em casa, em referência à barreira prometida por Trump na fronteira com o México.

Tuíte

O usuário Percy Dashwood tuitou: "Enquanto isto, na Suécia, hordas deles estão entrando pela fronteira", acompanhado de um imagem de renas na neve.

Tuíte

Já o usuário Marcelo Diaz publicou: "Segundo a inteligência da Casa Branca, quatro foram presos noite passada na Suécia após um grande massacre contra a moda ocorrido há alguns anos", acompanhado de uma imagem dos integrantes da banda sueca ABBA vestidos apenas com folhas de papel alumínio.

Tuíte


Endereço da página:

Links no texto: