Folha de S. Paulo


Senado dos EUA iniciará em março audiência de indicado à Suprema Corte

A Comissão de Justiça do Senado iniciará a audiência de confirmação do juiz indicado à Suprema Corte Neil Gorsuch no dia 20 de março.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (16) pelo líder da comissão, o republicano Chuck Grassley, após reunião com o principal nome democrata do comitê, Dianne Feinstein.

Grassley disse ainda que espera que o processo de audiências dure de três a quatro dias.

Nicholas Kamm/AFP
Judge Neil Gorsuch speaks, after US President Donald Trump nominated him for the Supreme Court, at the White House in Washington, DC, on January 31, 2017. President Donald Trump on nominated federal appellate judge Neil Gorsuch as his Supreme Court nominee, tilting the balance of the court back in the conservatives' favor. / AFP PHOTO / Nicholas Kamm
O juiz Neil Gorsuch faz discurso na Casa Branca após ser indicado pelo presidente Donald Trump

Os questionamentos dirigidos a Gorsuch, indicado pelo presidente Donald Trump em janeiro, terão início no dia 21.

As audiências são o primeiro passo do processo de confirmação, que os republicanos esperam completar em abril. A comissão decide se aprova Gorsuch, e depois a decisão vai ao plenário do Senado.

Ainda não está claro se os republicanos conseguirão votos democratas suficientes para aprovar o juiz conservador. A oposição democrata deve manobrar para atrasar a pauta de votação, o que fará com que os republicanos precisem de ao menos 60 dos 100 senadores —e não a maioria simples de 51.

Hoje, há 52 senadores republicanos, 46 democratas e dois independentes, que costumam seguir os democratas.


Endereço da página:

Links no texto: