Folha de S. Paulo


Aperto de mão de Trump vira motivo de piada na internet

Câmeras a postos, dois líderes estendem os braços para um aperto de mão protocolar. Nem mesmo o ritual mais comum passa despercebido quando uma das partes em questão é Donald Trump.

Mais do que a declaração conjunta feita por Trump e o premiê japonês, Shinzo Abe, o que chamou a atenção durante a visita do líder asiático a Washington foi o longo e estranho cumprimento da dupla na Casa Branca.

Nos 19 segundos de aperto de mão, o premiê japonês tenta por duas vezes encerrar o cumprimento e tem a mão puxada pela de Trump. Recebe tapinhas do americano com a outra mão, no que parece uma tentativa de acalmar o visivelmente constrangido visitante. Vídeos com a cena viralizaram na internet.

Abe está longe de ser o único. Políticos, seus indicados para o governo e até o vice-presidente, Mike Pence, protagonizaram cenas até piores.

Em um comício durante a campanha, Pence quase perde o equilíbrio ao ser abruptamente puxado por Trump durante um aperto de mão. O mesmo acontece com o juiz Neil Gorsuch, na noite em que o presidente anunciou sua indicação para a Suprema Corte.

Nesta segunda (13), foi a vez do premiê canadense, Justin Trudeau, enfrentar o efusivo cumprimento. Em frente aos cinegrafistas, porém, ele permaneceu firme —sinal de que veio realmente preparado para Trump.


Endereço da página:

Links no texto: