Folha de S. Paulo


Governo Trump pretende revisar relações dos EUA com Cuba

Kevin Lamarque/Reuters
Donald Trump faz um sinal de positivo ao sair da Casa Branca, em Washington; presidente passa o fim de semana na Flórida (EUA)
Donald Trump faz um sinal de positivo ao sair da Casa Branca, em Washington

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (3) uma revisão de suas relações com Cuba.

Segundo o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, a administração está fazendo "uma revisão completa de todas as políticas dos EUA em relação a Cuba", com foco em políticas de direitos humanos.

Trump é crítico do processo de reaproximação com a ilha, iniciado em dezembro de 2014 pelo então presidente Barack Obama. Desde então, os EUA reabriram sua embaixada em Havana e atenuaram restrições de viagem entre os dois países.

Entretanto, continua vigente o embargo contra Cuba, instaurado nos anos 1960 –cabe ao Congresso, controlado pelo Partido Republicano, a decisão de retomar o intercâmbio comercial.

A Casa Branca não informou até que ponto planeja reverter as políticas de Obama em relação à ilha. Os EUA acusam o regime cubano de violações de direitos humanos e perseguição contra opositores.


Endereço da página:

Links no texto: